Velejadora faz expedição solo pelo Atlântico (foto: Divulgação)
A velejadora Izabel Pimentel completa 30 dias ao mar na segunda etapa da travessia Paraty La Rochelle. Ela deixou a Marina Bahia, em Salvador (BA), onde chegou e fez sua primeira parada desde a partida de Paraty, em 11 de janeiro, e se dirige para o arquipélago de Açores, na África, onde fará uma pausa antes de seguir para o destino final, na França.
La Rochelle fica na Baía de Biscaia, um local não muito apropriado para velejar, porém Izabel já conhece a região e está pronta para esta parte do desafio. Ela cruza os oceanos em um barco de 21 pés, 6,5 metros, em que a cabine é bem pequena e conta com um fogão, encosto para repouso e local para todos os equipamentos que ela carrega consigo.
Para enfrentar tudo isso sozinha, Izabel faz descansos de no máximo 20 minutos, para que possa olhar sempre à frente no horizonte e manter o barco longe de qualquer outra embarcação ou obstáculo. Para sua segurança, ela carrega três GPS, uma bússola fixa ao barco e um sextante, rádio VHF para uso na aproximação de portos, e refletor de radar, para alertar as embarcações de grande porte que por ventura entrem em sua rota. As informações sobre a travessia estão no site www.izabelpimentel.com.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: março 24, 2009