Para uma breve e pequena especial, a etapa de hoje do Rally Paris-Dakar 2001, maior rali do planeta que conta com cobertura on line do Webventure já conseguiu mostrar que é preciso atenção total mesmo em trechos considerados fáceis. A largada aconteceu às 5h em Paris (2h no Brasil) e os pilotos percorreram um total de 916 km, apenas 6 km de especial em um circuito fechado em La Châtre.
Também foi possível ver, já nesta primeira especial, algumas das disputas que devem marcar todo o rali: a de Jean-Louis Schlesser, campeão em 1999 e 2000 com um protótipo construído por ele e a Mitsubishi e os pilotos de moto que estiverem competindo com máquinas da BMW e da KTM na geral do Dakar.
Nesta primeira etapa, nas motos, as disputas já foram emocionantes . O espanhol Juan Roma (BMW) conseguiu a primeira colocação, ficando à frente do bicampeão mundial de enduro Giovanni Sala (KTM).
Na verdade, corremos docemente nesta especial. Isso porque, não é aqui que poderemos ganhar o Dakar. Mas, se não tivermos cuidado, é aqui que podemosperdê-lo, explicou Sala. Alfie Cox ficou com a terceira colocação, seguido por Richard Sainct, atualcampeão do Paris-Dakar. Ambos dirigem motos KTM.
Carros: tem início a batalha – Nos carros, mais uma vez, a sensação que o público entuasiasmado teve foi a de estar assistindo ao início de uma verdadeira guerra psicológica: todos esperavam pela primeira apresentação do piloto-construtor Jean-Louis Schlesser,e do outro veículo Schlesser-Renault-Elf, pilotado por José-Maria Servia. Servia acabou levando a melhor, ficando dois segundos à frente de Schlesser. Em terceiro lugar ficou Hiroshi Masouka (Mitsubishi).
Kenji Shinozuka (Mitsubishi) foi o quarto, 5 segundos atrás do primeiro colocado. Outro favorito, o campeão de 1998 no Dakar Jean-Pierre Fontenay (Mitsubishi) não fez um bom tempo e ficou com a quinta colocação.
O que ficou claro na especial de hoje foi que as equipes favoritas à vitória no Paris-Dakar 2001 já estão preparadas para enfrentar esta que será, sem dúvida, uma grande batalha no deserto.
Os brasileiros – A etapa de hoje foi muito importante para os brasileiros no Dakar 2001. A dupla da equipe BR Lubrax Klever Kolberg e Bruno Catarelli conseguiu a primeira colocação na categoria T2 diesel e a 19ª na geral. Juca Bala (motos) ficou na quarta colocação na categoria Super Production para motos até 400cc e a 50ª nageral. Jean Azevedo, também nas motos, foi o sétimo na categoria e o 77º na geral.
O grande resultado do dia ficou por conta do caminhão pilotado pelo brasileiro André Azevedo. Ele conseguiu a segunda colocação, apenas dois segundos atrás de Firdaus Karbirov.
Alberto Fadgatti e Reinaldo Varella (Troller), conseguiram a 44ª colocação na geral e a quinta colocaçào na categoria T3 diesel. Cacá Clauset (Mitsubishi) , ficou com a 59ª colocação na geral e a 9ª na categoria T3 diesel.
Este texto foi escrito por: Débora de Cássia