O rio Jacaré Pepira foi escolhido a dedo para a realização das provas do próximo Campeonato Paulista de rafting. Já faz algum tempo que ele estava sendo especulado como sede de um evento por ser um rio com correntes e corredeiras contínuas, além das quedas, que inclue até uma classe 4, o primeiro dos famosos “Três Saltos” (uma formação de 3 corredeiras, classe 4, 3+ e 3 respectivamete), fazem com que a técnica e o conhecimento da linha (caminho) sejam decisivos.
Na minha opinião, e de outros competidores, o rio seria muito mas aproveitado se o campeonato pudesse acontecer na época das chuvas para que houvesse um volume maior de água. Para quem não sabe, no inverno, devido a pouca chuva, o volume de água acaba diminuindo bem.
No caso do Jacaré Pepira, ao mesmo tempo que ele tem uma corrente contínua, também (neste período), possui trechos que estão exageradamente baixos, onde aparecem muitas pedras, e a linha fica bem definida, pois praticamente existe só um lugar para passar, e o risco de encalhar é muito alto. Tanto de equipes mais experientes, quanto os novatos que vão sofrer bastante neste sentindo. Houve até um questionamanto se equipes retardatárias que encalhem na prova de descenso por exemplo não poderão prejudicar outras equipes e se
a arbitragem estará preparada para isso.
Enquanto o pessoal reza para cair uma chuvinha, vai todo mundo
congestionando o rio para treinar, por que ninguém que ficar de fora de mais uma festa do rafting. É isso aí, a gente se vê lá!!!
Este texto foi escrito por: Roberta Borsari