Três finais de semana de rali, balonismo, parapente, rafting, motocross entre outras modalidades radicais transformam a cidade de Jaciara, no Mato Grosso, na atual capital do esporte de aventura no Brasil. A Temporada de Esporte Radical de Jaciara acontece pelo terceiro ano consecutivo, criada pela Prefeitura municipal. “A gente une a aventura a um lado cultura e acaba atraindo gente do país inteiro”, garante Navarro, diretor do evento.
A Temporada começou na semana passada, com uma prova de triatlo ecoradical. “A gente criou esta prova que reúne orientação, rapel (descidas de 25 e 35m), canoagem (2,5km) e 12 km de corrida”, explica Navarro. A disputa reuniu muitos soldados e bombeiros da cidade, além de atletas amadores. A abertura contou ainda com uma prova de motocross.
Neste fim de semana está marcado o Estadual de rali, organizado pelos jipe clubes da região. Nos dias 24 e25, acontecem exibições de balonismo, parapente e paraquedismo, além da 4ª etapa do Ranking Nacional de mountain bike e o Encontro Nacional de Canoagem em descenso, ambos sob a supervisão das confederações brasileiras das modalidades. Haverá ainda uma prova experimental de rafting em descenso, além de corridas de kart e ciclismo em pista. Tudo partindo da praça central da cidade, a Tamoios.
Este texto foi escrito por: Luciana de Oliveira
Last modified: julho 16, 1999