Foto: Pixabay

Jacqueline e Edivando vencem na Copa Reebok de MTB

Redação Webventure/ Biking

Ela é considerada a musa do mountain bike brasileiro. A mineira de Belo Horizonte Jaqueline Mourão foi a vencedora, ontem, da segunda etapa da Super Copa Reebok de Mountain Bike, na categoria Pro Feminino. Promovida pelo Sampa Biker’s, a prova aconteceu na região da barragem da Ponte Nova, em Salesópolis. Entre os homens, o melhor foi Odair Pereira.

Jacqueline havia ganho a primeira etapa do evento, realizada em São Roque. Nas duas etapas, a atleta foi seguida na classificação por outra fera no MTB, a competidora de Campos do Jordão Adriana Nascimento.

As duas travaram uma acirrada disputa durante as quatro voltas da competição e disputarão o título no dia 2 de setembro (quando será realizada a última etapa da Super Copa Reebok) na cidade natal de Adriana. “O fato de correr em casa pode me beneficiar, mas será muito duro superar a Jaqueline, que está em grande forma”, disse a biker paulista.

Jaqueline soma 20 pontos, contra 16 da adversária. “Posso chegar em segundo na corrida decisiva, mas quero uma nova vitória, mesmo correndo em um local que a Adriana conhece bem”, afirmou a corredora mineira.

O circuito de cerca de 6.700 metros de extensão é bastante técnico e pode ser comparado aos das grandes competições internacionais da modalidade. Nele, os bikers andaram por subidas, descidas, atalhos e trilhas, além de alguns trechos de asfalto.

De acordo com Eduardo Ramires, diretor do Sampa Biker’s e o único brasileiro campeão mundial deste esporte, o local da prova lembra muito o circuito de Mammoth Mountain, na Califórnia, onde ele conquistou o título em 1989. “Em Salesópolis, há uma floresta de pinheiros muito parecida com os lugares que sediam os mundiais de mountain bike, tanto nos Estados Unidos como nos países europeus”, afirmou.

Vitória furada Na categoria Pro Masculino, outro “pega” sensacional aconteceu neste domingo. Na volta final, o atleta de Itu, Odair Pereira (campeão panamericano em 1995), liderava a prova, mas teve os dois pneus de sua bike furados a poucos metros da linha de chegada e foi ultrapassado pelo competidor de Ilhabela, Edivando Souza Cruz. Apesar da fatalidade, Odair terminou em segundo, atrás de Edivando. Como em São Roque eles chegaram em posições invertidas, ambos estão empatados na primeira colocação com 18 pontos e decidem a categoria em Campos do Jordão.

Uma das atrações desta segunda etapa da Super Copa Reebok foi a estréia de dois ciclistas na equipe Sampa Biker´s/PowerBar, formada por adolescentes carentes: o mecânico de Bauru, Cristiano Aparecido da Silva, e a faxineira de São Carlos, Rosilene Bueno. Terceiro lugar na categoria Expert na prova deste domingo, Cristiano trabalha em uma concessionária da Ford em sua cidade natal e ainda divide seu tempo entre os estudos e os treinos de bike à noite.

“Levo uma vida muito difícil, pois ajudo minha mãe a sustentar a família na ausência de meu pai, já falecido. Este apoio do Sampa Biker´s e da PowerBar será muito importante para a continuidade de minha carreira”, explica. Ele pratica o esporte há três anos. Pretende seguir carreira, concluir os estudos e fazer faculdade de Educação Física.

Trabalho social O Sampa Bikers arrecadou de cada atleta um quilo de alimento não perecível. Os donativos serão repassados à prefeitura de Salesópolis para as famílias carentes do município.

Este texto foi escrito por: Debora de Cassia

Last modified: julho 23, 2001

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure