Gilmore esteve no Summit (foto: Divulgação Summit/ Ana Laura)
Na manhã dessa quinta feira (4), o Adventure Travel World Summit – South América (ATWS-AS) recebeu James H Gillmore, consultor de marketing que escreveu livros como Economia da Experiência e Autenticidade, eleito pela revista Time como uma das 10 idéias que estão mudando o mundo.
Gilmore explica seus conceitos numa linguagem bem humorada e direta: a demanda por experiência faz você viajar meio mundo para comer um sanduíche. De acordo com ele, o diferencial no mercado de serviços não é o produto em si, mas a forma como ele é oferecido e por quanto tempo ele ficará na memória do cliente.
O consultor mostra que um cafezinho pode ser apenas uma mercadoria acessível ao consumidor por alguns centavos, mas o empresário pode criar um ambiente para que o cliente desfrute a experiência de tomar um café: estamos falando não do próprio café, mas do tempo que você gasta para bebê-lo.
Em sua palestra, o executivo falou da importância de se inovar as experiências oferecidas por operadoras de turismo de aventura e das maneiras como isso pode ser feito. “Uma grande invenção neozelandesa é o bungee jumping. Hoje as pessoas pagam para ser jogadas de uma ponte”, disse Gilmore.
Não foi por acaso que a Nova Zelândia foi citada como um exemplo. Numa conversa informal antes da palestra, John Thorburn, chefe executivo de uma operadora neozelandesa já expressava em outras palavras o conceito de experiência: existem montanhas em muitos lugares, então você precisa dar as pessoas razões muito fortes para sair da América ou Europa e ir à Nova Zelândia. Para ele, essas razões seriam as vivências inesquecíveis oferecidas por essas empresas, reunindo aventura, cultura e o contato próximo com as comunidades locais.
Este texto foi escrito por: Janaina Zonzin, especial para o Webventure
Last modified: setembro 4, 2008