Janine Cardoso participa do Mundial de Escalada, na China - Webventure
Foto: Pixabay

Janine Cardoso participa do Mundial de Escalada, na China

Redação Webventure/ Montanhismo

Janine não coseguiu se classificar para semifinais (foto: Arquivo Pessoal/ Janine Cardoso)
Janine não coseguiu se classificar para semifinais (foto: Arquivo Pessoal/ Janine Cardoso)

Janine Cardoso foi a única brasileira a competir o Mundial de Escalada, que acontece na China. A escaladora não passou nas classificatórias, ficando em 40º lugar. Só passaram às semifinais, os 26 primeiros classificados.

De Xining, Janine contou que o grau de dificuldade da competição estava altíssimo, e participam do Mundial os principais nomes do esporte, como as seleções francesa, austríaca, eslovena, alemã e japonesa, que são, inclusive, os times que passaram para as disputas finais.

A brasileira destaca que entre os favoritos estão Sean McColl, do Canadá, Patxi Usobiaga e Ramon Julian, ambos da Espanha, na disputa do Masculino. No feminino, Janine diz que Maja Vidmar tem se destacado, e também as equipes eslovena e austríaca.

“Agora as vias são em flash, ou seja, todo mundo vê todo mundo escalando, e o que vale é quem vai mais longe. Hoje (quinta-feira, 02) foram as classificatórias, sendo duas vias para cada categoria. Para os homens, em torno de vias 10a, e para as mulheres, vias 9b”, contou ela, de Xining, uma cidade montanhosa perto do Tibet.

Janine não seguiu no Mundial após cair nas duas vias. A primeira via foi escalada em ordem sorteada, e a segunda com a ordem inicial invertida. “Os movimentos eram muito fortes, de boulder, nas duas vias. Estilo cada vez mais marcante, de força e potência. Meu estilo sempre foi resistência, descansando pela via, e agora, para o Mundial, tive que mudar, pois quase não há descanso. É pé na mão e movimentos longos toda a vida”, contou ela, que não conseguiu atualizar seu site com os resultados.

Este texto foi escrito por: Lilian El Maerrawi e Daniel Costa

Last modified: julho 2, 2009

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure