Etapa reuniu 91 atletas – 50 homens 41 mulheres. (foto: Divulgação)
O esforço foi recompensado. Depois de ter de recorrer à venda de rifas para conseguir verba suficiente para bancar a viagem, a paulista Janine Cardoso encerrou sua participação na primeira etapa da Copa do Mundo de Escalada com a boa 23ª colocação na classificação geral.
Mais do que isso, ela se tornou a primeira atleta brasileira a chegar a uma semifinal até então, todas as presenças dos atletas nacionais haviam acabado ainda na fase eliminatória.
A aventura de Janine na competição em Puurs, na Bélgica, começou na sexta-feira, quando ela obteve a 12ª posição e garantiu vaga entre as 26 que foram à semifinal.
Ontem, a atual campeão brasileira voltou a entrar em ação, com as melhores do mundo, e ficou no 23º lugar.
Na final, que contou com as oito melhor classificadas, três atletas conseguiram completar a via, mas o título ficou com Angela Eiter, da Áustria, seguida pelas francesas Sandrine Levet e Caroline Ciavaldini.
No total, a prova feminina contou com a participação de 41 escaladoras.
Masculino – Entre os homens, o também paulista André Berezoski não conseguiu passar da fase eliminatória e foi desclassificado ainda na sexta-feira.
Ele acabou na 34ª colocação apenas os 26 primeiros foram às semifinais.
O campeão na abertura da Copa do Mundo de Escalada foi o italiano Flavio Crespi, que superou o favoritismo do austríaco David Lama, segundo colocado.
O pódio ainda teve o checo Tomas Mrazek, em terceiro.
Este texto foi escrito por: Webventure