A paulistana Janine Cardoso conquistou ontem a medalha de prata no Campeonato Pan-americano de Escalada, disputado na cidade de Ibarra, no Equador. A atual campeã paulista e brasileira terminou atrás apenas da venezuelana Francis Rodrigues.
Fiquei bem satisfeita com o segundo lugar, pois estou numa fase de recuperação e esse resultado me motivou bastante, explicou Janine Cardoso. Vi que estou no mesmo nível da primeira colocada, emendou a paulista, que tem sido a única representante feminina do país em etapas do Mundial.
O Pan-americano começou na quinta-feira, com a modalidade Boulder. Divididos nas categorias Masculino e Feminino, os participantes também enfrentaram vias classificatórias e finais de Dificuldade e Velocidade.
Campeã entre as mulheres, Francis Rodrigues disputou recentemente os Jogos Mundiais da Alemanha, que reuniu apenas oito competidoras. Ela acabou em sexto lugar na oportunidade. A Venezuela está investindo muito em oito atletas, todas patrocinadas com salário mensal, custo de viagens, apoio de roupas, alimentação e treino, observou Janine, que convive com uma realidade bem diferente.
Por tudo isso todos os membros da delegação venezuelana vivem para escalar e estão bem focados, acrescentou a paulistana, que desembarca em São Paulo com a medalha de prata no início desta segunda-feira. Já estou há quatro horas no Rio, pois não há teto para pousar em Guarulhos, contou Janine.
Este texto foi escrito por: Jorge Nicola
Last modified: agosto 15, 2005