Webventure

Janine reaparece para faturar etapa


Janine no centro recebe certificado pela vitória. (foto: Jorge Nicola / Webventure)

Um mês e meio depois de dar a luz a sua primeira filha, Janine Cardoso voltou a competir no Campeonato Paulista de Escalada Esportiva. Azar das outras atletas, que viram a mamãe Janine vencer a quarta etapa do estadual disputada no último sábado (09/08), na unidade Granja Viana da Casa da Pedra, em São Paulo (SP).

Apesar de ainda estar longe da forma física e técnica ideal, Janine foi a única entre as cinco escaladoras a completar as duas vias, da fase classificatória e final, para vencer sua primeira prova na temporada ela não participou das três primeiras justamente pela gravidez.

Modesta, Janine garante que se surpreendeu com a vitória logo em sua volta. “Não esperava de forma alguma vencer já. Estou sem resistência e explosão e vim apenas para descontrair e recuperar um pouco do ritmo de competição. Para minha alegria, consegui fazer isso e ganhar”, comemorou.

E a mamãe enfrentou um adversário novo para ficar com o título da quarta etapa. “A Manuela (filha) nunca costuma dar trabalho. Mas nesta noite ela resolveu chorar e quase não consegui dormir. Por isso, estou morrendo de sono”, admite Janine, de 29 anos. Ingrid Bacher e Thais Makino completaram o pódio.

Volta a Leco – Além da paixão pelo esporte, a escaladora tem outro motivo que a mantém tão próxima de vias e boulders: a vontade de voltar à cidade de Leco, na Itália, onde acontece anualmente uma das etapas do Mundial de Escalada Esportiva.

“Estive lá em 2001, mas tive uma das maiores decepções da minha vida ao me machucar dois dias antes da prova”, relembra Janine Cardoso. “Ficou um desejo grande de retornar lá e desta vez competir. A cidade é linda e toda voltada para escaladas”, indica.

Além de Leco, ela já participou de outras três provas de Mundial – em 1998 na Alemanha, e 1999 e 2000 na França. “Essas competições no exterior são de alto nível e aprendo muito a cada disputa”, admite a mamãe.

Este texto foi escrito por: Jorge Nicola