Webventure

Jaqueline é primeira brasileira entre as top10


Jaqueline Mourão busca vaga para as Olimpíadas de 2004. (foto: Bruno Magalhães)

Pela primeira vez na história do mountain bike cross-country brasileiro o país tem um atleta figurando entre os top10 do ranking da Federação Internacional da modalidade, a UCI. A última atualização da listagem, nesta quarta-feira (03/09), traz a mineira Jaqueline Mourão como número 7 do ranking, com 851 pontos acumulados na temporada.

Jaqueline treina na Suíça desde o ano passado, a convite da UCI, e tem participado das principais provas de MTB na Europa, da Copa do Mundo. Em agosto, Jaqueline veio para o Campeonato Brasileiro e conquistou o titulo somando mais 50 pontos no ranking. O objetivo da atleta é obter uma vaga para as Olimpíadas de Atenas/2004 – o cross-country é a única modalidade do olímpica de MTB.

“Nesta temporada tenho sacrificado minha performance, pois estou competindo em muitas provas para garantir a vaga olímpica. O calendário é bastante puxado e está exigindo acima de tudo muita força mental. Foi uma escolha minha, estou completando dois anos de muita luta, e agora estou na reta final”, diz a biker. “Neste ano, já são nove meses treinando e competindo quase todos os fins de semana. Alguns resultados obtidos foram fantásticos e outros frustrantes, onde meu corpo não respondia, vencido pelo cansaço. Mas mesmo assim terminei todas as provas que participei e sempre pensando nos pontos e no sonho olímpico.”

A atleta vai permanecer na Europa até o mês de outubro e ainda participará do Mundial da modalidade e da etapa final da Copa do Mundo.

Mais sobre o ranking – A liderança do ranking da UCI no cross-country feminino pertence à norueguesa Rita Gunn-Dahle, com 1.407 pontos. Em segundo está a alemã Sabine Spitz (1.270), seguida pela polonesa Anna Szafraniec. A latino-americana mais bem posicionada depois de Jaqueline Mourão é a argentina Jimena Florida (29ª).

No masculino, o francês Julien Absalon é o líder, com 1.304 pontos, seguido por Roel Paulissen (BEL, 1.179) e Bart Bredjens (HOL, 1.171). O brasileiro mais bem posicionado é Edvando Souza Cruz, na 74ª colocação.

Brasil está entre os top 15 no downhill – Atual campeão brasileiro, o catarinense Markolf Berchtold ocupa atualmente a 11ª posição no ranking de downhill da UCI, com 561 pontos. Ele também participa do circuito internacional e no Pan-americano da modalidade, realizado em junho, na Colômbia, ficou com a medalha de ouro. O líder do ranking é o francês Mickael Pascal (1.039 pontos). Markolf é também o único latino-americano entre os 44 melhores do mundo.

Este texto foi escrito por: Webventure