Jaqueline no Japão (foto: Arquivo pessoal)
A esquiadora e ciclista brasileira Jaqueline Mourão participou no mês de fevereiro de uma competição de esqui no Japão e foi direto para a Argentina, onde disputa nesta semana o Pan-americano de MTB. A atleta conta como foi a prova do outro lado do mundo e também a expectativa para o Pan de MTB. Jaqueline é a única atleta brasileira que participou das Olimpíadas de Inverno e dos Jogos Olímpicos.
A minha prova no Japão foi boa. As condições de neve estavam muito rápidas, e isso dificulta para aqueles que ainda são “novatos” na modalidade, pois exige mais técnica. Apesar disso fiz uma ótima prova e completei os 10km em 32min23 (tempo mais baixo que já fiz). Eu estou melhorando a cada dia e estou contente com minha primeira participação em um campeonato Mundial de Esqui. O meu resultado foi bastante reconhecido e com direito até a uma reportagem no jornal oficial do evento. E estou feliz com minha preparação, com a oportunidade de conhecer o Japão e viver um pouco da cultura deste povo tão gentil e talentoso, e claro sem me esquecer de mencionar o saudável e famoso chá verde mais delicioso e cremoso que já provei em minha vida. Obrigada a todos pelos e-mails e torcida!
Na manhã seguinte ao dia da minha prova, dia 28 de fevereiro, eu embarquei para a Argentina. Cheguei aqui na Patagônia no dia 01 de março. O lugar é muito bonito e impressiona pela beleza da natureza. A cidade que irá sediar o Campeonato Pan-americano de Mountain Bike é Villa la Angostura e fica localizada dentro do Parque Nacional Nahuel Huapi.
Infelizmente minhas bagagens ainda não chegaram… como uma brasileira que sou, dei o meu “jeitinho” e consegui alugar uma bike e não perder os treinos. Sempre tenho capacete, sapatilha e luvas na mala de mão, preparada caso isso aconteça. Ontem à noite recebi minha bike, ufa! Mas ainda estou sem minhas roupas e alguns equipamentos como rolo, ferramentas e pneus. Por isso fiquei fora da etapa do Campeonato Argentino, que foi realizada domingo dia 04 de março.
Apesar de tudo, os treinos estão indo bem. Pelo menos consegui manter os exercícios de intensidade e hoje fiz um simulado na pista com a minha bike. A sensação foi ótima.
O percurso é muito exigente, com pouco desafio técnico, mas com subidas inclinadas e muita mudanças de marcha. Existem poucos momentos para recuperação e a maior parte do percurso é em trilhas. A extensão do percurso é de aproximadamente oito quilômetros, com raízes e muita poeira. Hoje choveu um pouco, mas não foi suficiente para molhar a pista.
Este texto foi escrito por: Jaqueline Mourão
Last modified: março 7, 2007