Foto: Pixabay

Jaqueline Mourão é a primeira selecionada do MTB para o Pan

Redação Webventure/ Biking

Jaque representará o Brasil no Pan (foto: Arquivo Pessoal)
Jaque representará o Brasil no Pan (foto: Arquivo Pessoal)

Os convocados para o MTB no Pan-americano serão divulgados apenas no final do mês de maio. No entanto Eduardo Ramires, técnico da seleção brasileira, já adiantou que a vaga no Feminino será da mineira Jaqueline Mourão, que atualmente mora no Canadá. Jaque foi a primeira brasileira a se classificar para as Olimpíadas de Verão e Inverno, foi eleita por cinco vezes consecutivas a melhor atleta do MTB brasileiro pelo COB, é tri-campeã brasileira de cross-county, entre tantos outros títulos conquistados.

Para Ramires, o nível técnico de Jaque é elevado, devido ao tempo em que disputa a modalidade e também por treinar e competir fora do país. O que irá acontecer agora é uma “observação paralela”,segundo ele, em que a Confederação selecionará mais uma atleta que possa substituir Mourão, caso haja um imprevisto e ela não possa participar do Pan, em julho.

Já no Masculino nada está decidido. Ramires está de olho nos possíveis candidatos para preencher as duas vagas disponíveis, e a Copa Internacional Sundown de MTB, que acontece neste domingo em Araxá (MG), “será a principal prova na definição de quem serão os brasileiros que irão ao Pan na Elite Masculina”, afirma.

Ainda de acordo com o técnico, a prova terá um peso maior de avaliação por valer pontuação para o ranking da UCI (Internacional Cycling Union) – neste ano a Copa subiu para a classe 1 – , além de contar com participações internacionais, contribuindo para que o nível técnico seja elevado.

Sobre os possíveis favoritos, Ramires já adiantou que a disputa vai ser acirrada. “O Edvando Souza Cruz pelo histórico e pela medalha pan-americana de prata que ele já possui é, sem dúvida, um nome a ser observado. Além dele tem uma nova geração composta por Ricardo Pscheidt, Marcelo Cândido, Rubens Valeriano e Thiago Aroeira em que eu estou de olho”, esclareceu Ramires. Para ele qualquer um tem chance, “vamos ver na média, até o final de maio, quem está em melhores condições”.

A Copa – Esta é quarta vez que a Copa Internacional de MTB realiza uma etapa em Araxá. Nesta edição, a oitava, a competição marca um recorde de inscritos na cidade. Serão 743 atletas no total, 402 na Copa Internacional e 301 na Copa de Amadores. A prova começa às 8h do domingo, com intervalo de dois minutos entre as largadas. Os inscritos podem esperar um circuito de seis quilômetros de extensão, com 70% de single tracks.

Este texto foi escrito por: Roberta Spiandorim

Last modified: março 29, 2007

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure