Mauro em pleno voo (foto: Mauro Sérgio)
Nosso blogueiro e piloto de parapente Mauro Sérgio participou no último dia 23 de julho da XCerrado, competição que rolou nos céus de Jaraguá, em Goiás. Esta cidade é um dos melhores locais no Brasil para voo livre. A topografia e o tipo de vegetação favorecem os ventos para voos de longa distância, explica o atleta, que terminou a prova em oitavo lugar na classe sport (veja os resultados das quatro classes, que são definidas de acordo com a velocidade que o parapente consegue alcançar).
A XCerrado (antiga Open de Jaraguá) é uma prova na qual os parapentistas largam de uma montanha de 280 metros de altura em relação à cidade e têm de voar a maior distância possível, apenas aos sabores das térmicas e da direção dos ventos. Mauro diz que boa parte dos pilotos prefere esta modalidade às provas de GPS (em vez de distância, o atleta tem de sobrevoar pontos pré-estabelecidos).
A disputa reuniu 130 inscritos, mais 149 pilotos na categoria freefly, ou seja, voos que não valiam pontos para a competição. Clique aqui para assistir aos vídeos do evento, feitos pelo atleta e postados em seu blog.
Como cheguei no dia 15, fiquei treinando e fiz bons voos: um deles foi o maior da minha classe, com 155 quilômetros, contou Mauro ao Webventure. Ele também explica que um piloto é reconhecido pelo número de voos com mais de 100 quilômetros que acumula no currículo. Mauro tem sete acima dos 100 e é o 13º no ranking nacional, até o momento.
Este texto foi escrito por: Luciana Ricciardi