Foto: Pixabay

Jardel Moura teve o melhor tempo geral e venc eu na categoria sub 30

Redação Webventure/ Biking, Cerapió

Thiago BrouDrews  vencedor da última etapa (foto: Rodolfo Bazzeto)
Thiago BrouDrews vencedor da última etapa (foto: Rodolfo Bazzeto)

A última etapa de bikes do Rally Cerapió largou da cidade de Altos e passou por 74 quilômetros até Teresina, capital do Piauí. A largada, que seria às 9h, foi adiada para o meio dia, por conta do alto desempenho dos competidores. Assim, a chegada das bikes ocorreu junto com a dos carros, motos e quadris.

A prova também ficou com 24 quilômetros a menos que o planejamento inicial, pois foi liberada de última hora a entrada na Floresta Nacional Palmares, alterando o percurso. A área de proteção ambiental é uma das menores do país, com 170 hectares, mas possui fauna e flora extremamente bem preservadas, graças ao trabalho preventivo realizado por uma equipe de apenas oito guardas, sob administração de Gaspar da Silva Alencar, que gerencia a reserva. Foi aí que os ciclistas atravessaram um dos trechos mais difíceis de toda a competição, empurrando a bike em um morro com subida e descida muito íngremes.

Quem chegou em primeiro lugar no dia foi Thiago “Brou” Drews, com tempo de 2h07min46, mas o vencedor geral da competição foi Jardel Moura, com tempo acumulado de 10h41min53. Jardel também foi campeão na categoria sub 30, enquanto José Ivanildo “Lampião” levou na sub 40, com tempo acumulado de 10h42min58. Brou foi o segundo da sub 40, somando 10h58min17 de prova.

Na categoria feminina a vencedora foi Renata Rodrigues da Silva, com tempo acumulado de 14h29min47. Vitor Uchoa foi o vencedor da sub 23, somando 11h38min28 de prova, e Ernani Costa ganhou na over 40, com 11h51min36. A categoria over 50 teve Marco Antonio de Melo como melhor atleta, somando 13h19min8 de competição.

Mesmo para Lampião, que está no terceiro rali, a mudança de horário por conta do desempenho geral foi uma surpresa. “Estou conseguindo sair daqui com o tri campeonato na minha categoria. Das provas que eu participei, nenhuma teve um nível tão alto quanto este. Tanto técnico, com relação a percurso, quanto com relação aos competidores. Um nível espantoso, todos muito muito fortes”, contou o atleta. Ele também agradeceu ao patrocínio da Specialized Clinica da Bike, do Crato (CE), e parabenizou ”todos que estão acompanhando o rali, desde as crianças que assistem, a imprensa, os competidores, até a organização”.

Brou, que venceu a etapa, disse ter sido a melhor prova dos 4 dias. “Tinha muita trilha, muito single track. Quem veio para o Cerapió achando que era só estradão, se surpeendeu.”. Ele também agradeceu ao irmão Zé Elias, a quem dedicou a vitória. “Eu estava andando sempre com os meninos da ponta, mas de manhã tive uma conversa com meu irmão e ele me pediu que ganhasse a prova sozinho. Na hora que chegou uma subida de calçamento, eu consegui apertar o pelotão inteiro e fui embora. Então, vou dedicar essa vitória para ele, que é meu ídolo também”.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: janeiro 28, 2012

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure