Jean e Bina ficaram em primeiro depois de largarem na 46ª colocação (foto: Gabriel Barbosa/ www.webventure.com.br)
Jean Azevedo/ Emerson Cavassin largou na 46ª colocação na especial desta sexta (13), que aconteceu entre Unaí (MG) e Alto Paraíso de Goiás (GO). Até a chegada dos vinte primeiros pilotos, a dupla não constava na lista de chegada e a vitória era dada como certa para Guilherme Spinelli/ Youssef Haddad. No entanto, a dupla surpreendeu a todos ao completar a prova em 2h35min49, dois minutos a frente de Guiga, ficando assim com a primeira colocação na etapa.
Foi um dia chave para mim, porque nós vínhamos muito atrás depois dos problemas de ontem. Eu acabei vencendo hoje, mas eu nunca imaginava. Quando eu andava de moto, eu também já larguei mais atrás, e consegui vencer o dia. Mas, na moto, é bem mais fácil ultrapassar do que no carro, explicou Jean, que deixou para trás mais de vinte carros durante a especial.
Apesar do bom resultado, o piloto criticou algumas regras do Sertões. Nós tivemos que passar muitos carros, sempre andar na poeira e isso não coloca apenas nós em risco, mas os competidores que eu estou ultrapassando também. Acho que a organização ou a CBA deveria rever esse regulamento. Em qualquer etapa do campeonato mundial ou no Dakar, se um piloto prioritário tem problema em uma especial, ele larga na frente na próxima da mesma maneira, disse.
Cooperação – Concretizar ultrapassagens em um rali igual ao Sertões é uma tarefa complicada. Existe todo um processo para conseguir este feito, que inclui comunicar a equipe que está na posição de retardatária por meio de um aparelho chamado Sentinel, e esse processo acaba tomando bastante tempo dos pilotos mais velozes.
Para a sorte de Jean e Bina, os competidores que estavam à frente cooperaram para que a dupla mantivesse um bom ritmo. Nós gostaríamos de agradecer a todos os pilotos que estavam na nossa frente e não dificultaram a ultrapassem. Isso foi fundamental para conseguirmos o bom resultado, afirmou Cavassin.
* Com informações de Thiago Padovanni, direto de Alto Paraíso de Goiás (GO).
Este texto foi escrito por: Redação Webventure*