Jean apostará no mesmo carro de 2009 (foto: Marcelo Maragni/ www.webventure.com.br)
Jean Azevedo/ Emerson Cavasin tiveram um início de temporada complicado no quesito carro. Durante as etapas do Campeonato Brasileiro de Rali Cross-country, a L200 Evolution da dupla teve problemas em todas as provas, atrapalhando o desempenho nas disputas. Visando evitar complicações no Rally dos Sertões, que acontece entre os dias 10 e 21 de agosto, com largada em Goiânia (GO) e chegada em Fortaleza (CE), Jean resolveu abortar o projeto que vinha sido desenvolvido.
Nas três primeiras etapas do Brasileiro, nós estávamos testando evoluções no carro para tentar melhorá-lo para o Sertões. Mas isso não deu muito certo e nas três provas nós tivemos problemas. Então, nós resolvemos abortar essa parte de desenvolvimento e voltamos o carro como era o ano passado. Nós iremos para o Sertões exatamente como em 2009, em que nós não tivemos nenhum problema. Deixamos as evoluções para preservar a confiabilidade, afirmou o piloto.
Com a ausência da equipe da Volkswagen na 18ª edição do segundo maior rali do mundo, Jean acredita que a chance de vitória será maior, principalmente se mantida a fórmula de 2009. Isso porque o piloto ficou com a terceira colocação geral no ano passado, exatamente atrás dos dois pilotos do time de fábrica.
Este ano, pela primeira vez, nós não teremos as grandes equipes do rali mundial correndo no Sertões. Então, eu acho que ficará uma briga mais real entre os competidores brasileiros, já que antes era uma disputa meio desleal se comparadas as nossas estruturas e as estruturas de fábrica, principalmente nos dois últimos anos, que foram os que eu corri entre os carros. Sem eles, nós ficamos mais animados já que as chances de vencer ficam maiores, contou.
Concorrentes – De acordo com Jean, o rali no Brasil está, cada vez mais, evoluindo ao longo dos anos. Por tal motivo, o piloto é cauteloso na hora de falar de seus maiores oponentes.
Eu tenho vários concorrentes fortes. Hoje em dia, o Brasil está muito evoluído na parte de carros, com vários equipamentos no mesmo nível e vários bons pilotos. Então, eu acredito que, pelo menos, uns oito ou dez pilotos têm chance de vitória, disse.
Para tentar superar a igualdade técnica, Jean apostará na sua experiência no Rally dos Sertões. Pentacampeão nas motos, o piloto afirmou que o animo para conseguir vencer também nos carros o dá um estímulo a mais durante as provas.
Ter sido campeão nas motos faz com que uma pequena ansiedade se forme para vencer também entre os carros. Desde que eu mudei de categoria, o objetivo é sempre buscar a vitória. Mas, em função dos dois últimos anos eu ter brigado com as equipes de fábrica, eu já entrava sabendo que a vitória era praticamente impossível. Esse ano, com a briga mais justa, o ânimo é maior, já que as chances também são maiores, finalizou.
Este texto foi escrito por: Caio Martins