Jean Azevedo é o melhor piloto brasileiro no momento. (foto: André Pascowitch)
Com a vitória no VIII Rally Internacional dos Sertões, o paulista Jean Azevedo, que corre na categoria Super-production motos, garantiu também o título de campeão do I Campeonato Brasileiro de Rally Off Road.
O piloto da equipe BikeBox tem 167 pontos. Atrás, na segunda colocação, está José Hélio Filho (Zé e os caras), com 105, seguido de Juca Bala (BR Lubrax), com 81 pontos. Com apenas 40 pontos ainda em disputa durante o Baja Campo Grande (MS), que acontece entre os dias 07 e 09 de setembro, fica impossível José Hélio alcançar a primeira colocação.
“Nas primeiras etapas eu tive problemas. Consegui ter bons resultados mantendo uma média de pontuação, mas não com vitórias. A partir da etapa de Santa Catarina, que eu consegui vencer, e com os bons resultados no Sertões, acabei sendo campeão antecipado”, explicou Jean Azevedo.
Jean não esperava ter conquistado o título com antecipação e estava somente concentrado em vencer o Sertões. “Os dias do Sertões que eram válidos pelo brasileiro eu nem estava pensando nisso. Meu objetivo era vencer o Rally dos Sertões. O Baja era uma conseqüência dos bons resultados. E acabou dando tudo certo”, comentou Azevedo.
Piloto solo – Bicampeão do Rally Internacional dos Sertões (1995 – 2000) e campeão na categoria production no Rally Paris-Dakar, em 1997, Jean quer agora brigar pelo título do 75º Enduro SixDays, que será disputado em Granada, Espanha, entre os dias 31 de outubro e 05 de novembro. “É como se fosse as Olimpíadas dos Enduros. São seis categorias e cada país manda seus melhores pilotos para representar. É certeza que vou estar lá”, enaltece.
Jean foi o único brasileiro que competiu ano passado, mas não deu sorte. Ele teve o motor estourado no segundo dia e acabou abandonando a prova. Na classificação final ficou na 82ª posição. “São 600 motos e se eu ficar entre os cinqüenta já solto foguetes. Só tem fera, são os melhores do mundo”.
O SixDays é uma das sete etapas do Campeonato Mundial de Enduro e obedece o padrão FIM (Federação Internacional de Motociclismo). Cada etapa é caracterizada por ser um circuito com 150 km, na qual os pilotos devem completar três voltas, alternando trechos de deslocamento e de 5 km de especial. “Geralmente é apertado e tem bastante dificuldade no meio. Não pegou no Brasil. Aqui é muito mais prova de velocidade”, completou.
Piloto completo – Jean está iniciando neste tipo de competição e, futuramente, pretende disputar o Campeonato Mundial de Enduro. ” Tenho o objetivo de fazer o Campeonato Enduro Mundial por inteiro. Espero que eu consiga em 2002″.
Segundo ele, competir em provas de enduro e rali fará dele um piloto completo. “Antes eu era muito voltado para rali. Agora estou abrindo leque para o enduro e tentando ser um piloto completo. É difícil pilotos serem bons nas duas modalidades, que geralmente se especializa em uma só. E estou tentando ter bons resultados nas duas”, finalizou Azevedo.
Este texto foi escrito por: Andre Pascowitch
Last modified: agosto 14, 2000