Jean e Youssef prepararam o carro para a prova (foto: Andre Chaco)
Com um Sertões, um Dakar e o título do Campeonato Brasilero de Rali Cross-country na bagagem em apenas um ano, Jean Azevedo e Youssef Haddad se empenham para fazer os melhores resultados na 17ª edição do Rally dos Sertões. Mais acostumada, a dupla se concentra na preparação do carro para a prova, uma Mistubishi L200 Evolution.
Para mim, a estréia no Sertões e no Dakar foram tranqüilas, pois já tinha experiência nas motos, então não tive tantos problemas. A adaptação para os carros foi acontecendo naturalmente. Na moto a exigência é maior, mas lógico que as características são diferentes, mas estão superadas, tranqüiliza o piloto.
O navegador Youssef, que correu pela primeira vez ao lado de Azevedo na competição, revela que o entrosamento com o Jean tornou-se mais natural com o passar do tempo. É uma relação que evolui a cada prova e tudo fica mais simples dentro do carro. Essa confiança nos faz andar melhor e mais rápido. A bagagem e a experiência de ralis grandes como o Dakar e o Sertões são válidas demais, disse Haddad.
Entre os adversários, além das disputas nacionais, a dupla tem consciência que disputar as primeiras colocações com a equipe Volkswagen é uma tarefa complicada. Vamos tentar buscar uma prova forte, mas é importante estar próximo dos Touaregs. Qualquer coisa inesperada que aconteça é bom estar por perto para tentar beliscar algo, explicou o navegador.
O carro – Em 2008, a dupla competiu o Sertões a bordo de uma Pajero, para competir na categoria T1 FIA e garantir pontos para o Campeonato Mundial da modalidade. Este ano, Jean e Youssef apostam na Mitsubishi L200, que andaram durante o Campeonato Brasileiro e algumas provas do Campeonato Paulista. Ano passado tive problemas, pois a Pajero veio de fora do Brasil, não conseguimos mexer muito nela. A L200 Evo está no meu dia-a-dia, e vale por ter mais proximidade, contou Jean.
O carro passou por várias modificações, para ganhar performance e confiabilidade e é a primeira vez que a dupla usará no Sertões. Além de ter um carro confiável para apostar na prova, tem que ser rápido também para tentar chegar na frente. Nosso trabalho é em cima disso, desde o fim do ano passado. Fizemos testes e agora é a hora de colocar tudo isso em prática, revelou Youssef, que é projetista do veículo.
Apesar da mudança para a competição é um risco que Jean e Youssef assumiram para ganhar constância no Sertões. . É um risco sair da Pajero, que é um carro confiável, mas acho que em relação a performance, ganhamos muito, concluiu o navegador.
Este texto foi escrito por: Bruna Didario
Last modified: junho 20, 2009