Webventure

Jean Azevedo está próximo do bicampeonato no Campeonato Brasileiro de Rali Cross-country


Guido Salvini tem 18 pontos de vantagem (foto: David Santos Jr./ www.webventure.com.br)

A dupla da equipe Petrobrax Lubrax Jean Azevedo/ Youssef Haddad lideram o Campeonato Brasileiro de Rali Cross-country na categoria Protótipo (T1) faltando apenas mais duas provas: o Rally de São Joaquim (novembro) e o Rally dos Amigos, em São Paulo (dezembro). A vantagem na pontuação de Jean, com 75 pontos, para a dupla segunda colocada, Riamburgo Ximenes/ Stanger Eller é de 25 pontos. Em 2008, Jean sagrou-se campeão correndo pela primeira vez na categoria, ao lado de seu companheiro Haddad.

Somente as combinações de resultados de Riamburgo podem tirar o título de Jean, que venceu quatro, de dez etapas disputadas ao longo do ano. As três últimas foram conquistadas no Rally dos Bandeirantes, em Taubaté. Duas etapas do RN 1500 foram canceladas pela Confederação Brasileira de Automobilismo por conta das chuvas na região.

A terceira colocação na classificação é da dupla Roberto Reijers/ Rogério Almeida, com 39,5 pontos. Os bons resultados da dupla vieram também no Rally dos Bandeirantes, ao totalizar 22 pontos. “A prova foi positiva, principalmente com a nossa pontuação e isso é muito bom. Outro ponto positivo foi a preparação do carro, estamos no caminho certo e isso dá uma tranqüilidade muito grande, estou satisfeito”, declarou Reijers após a competição.

Super Production – Na categoria Super Production, Reinaldo Varela/ Marcos Macedo lideram o Brasileiro com 64 pontos em cinco vitórias ao longo do ano. A dupla não classificou apenas em uma das etapas da competição, no primeiro dia do Rally dos Bandeirantes, no qual o carro teve um problema de motor.

Com um avanço incrível após o RN 1500, José Sawaya/ André Sawaya ocupam a segunda posição na classificação, com 56 pontos. Nas últimas seis etapas, a dupla totalizou 46 pontos e segue para as últimas etapas na cola de Varela. A terceira posição é do piloto Luis Facco, que soma 34,5 pontos.

A categoria Production também tem um líder quase isolado: Carlos Policarpo/ Rômulo Espada. A dupla, que totaliza 61,5 pontos, quase viu sua liderança ameaçada no Rally dos Bandeirantes, quando Marcelo Carqueijo/ Roberlena Moraes começaram a ter bons resultados. Mas a vitória no último dia de disputas, a vitória de Policarpo ajudou-o a distanciar-se na tabela.

Entre os pesos pesados do Campeonato Brasileiro de Rally Cross-country, Guido Salvini/ Fernando Ventania/ Weidner Moreira encabeçam a lista de classificação da competição. O trio totaliza 61 pontos, com três vitórias ao longo do ano e dois segundos lugares nas dez etapas. A equipe deslanchou no Brasileiro após o Sertões, nas três etapas do Rally dos Bandeirantes.

A segunda posição está com Amable Barrasa/ Raphael Mohamedi, que somam 43 pontos na competição. A dupla da categoria Caminhões participou apenas de seis etapas, e não classificou para uma delas.

Com apenas três pontos atrás, aparece André Azevedo/ Maykel Justo, que venceram apenas uma etapa no ano até o momento, em Barretos (SP). A dupla da Petrobrás Lubrax não participou do RN 1500 e também não completou duas etapas em Taubaté (SP), por problemas no caminhão.

Pontuação – Confira a pontuação dos três primeiros colocados em cada categoria, faltando apenas três etapas para o fim do Brasileiro:

Protótipos
1) Jean Azevedo/ Youssef Haddad 75 pontos
2) Riamburgo Ximenes/ Stanger Eller – 50 pontos
3) Roberto Reijers/ Rogério Almeida 39,5 pontos

Super Production
1) Reinaldo Varela/ Marcos Macedo 64 pontos
2) José Sawaya/ André Sawaya 56 pontos
3) Luis Facco 34,5 pontos

Production
1) Carlos Policarpo/ Rômulo Espada 61,5 pontos
2) Marcelo Carqueijo/ Roberlena Moraes 40 pontos
3) Pedro Prado/ Patrick Prado 28 pontos

Caminhões
1) Guido Salvini/ Fernando Ventania/ Weidner Moreira 61 pontos
2) Amable Barrasa/ Raphael Mohamedi 43 pontos
3) André Azevedo/ Maykel Justo 40 pontos

Este texto foi escrito por: Bruna Didario