Jean entrou para história com resultado de hoje. (foto: Henrique Skujis/Divulgação)
O brasileiro Jean Azevedo fez história na manhã desta sexta-feira (14/01). A bordo de sua moto KTM 700, ele venceu pela primeira vez na carreira uma especial no Rali Dakar. A façanha do piloto foi obtida no trecho cronometrado entre Keyes e Tambacounda.
Jean conquistou a primeira colocação somente nos quilômetros finais, ao ultrapassar o francês David Fretigne, que fez o segundo melhor tempo. A ensolarada manhã de sol senegalesa viu o brasileiro percorrer os 529 quilômetros com o tempo de 5h10min56, exatos dez segundos mais veloz que o rival da Yamaha.
Foi a primeira vez que o Brasil saiu vencedor de uma especial no Dakar nas motos. Até então, somente o André Azevedo, irmão de Jean, havia conseguido tal feito, competindo entre os caminhões. “É como ganhar um GP de Fórmula 1”, disse André, emocionado com o resultado do irmão.
Fretigne passou mais rápido nos três postos de controle, mas uma impressionante performance do atual tetracampeão brasileiro de cross-country lhe garantiu a vitória. O norte-americano Chris Blais ficou em terceiro (a 23 segundos), seguido por Alfie Cox (a 34s), Marc Coma (a 3min10) e Isidre Esteve Pujol (a 6min11). Líder do rali, Cyril Despres foi apenas o sétimo (a 7min).
“Estou muito orgulhoso do meu irmão e estarei aguardando o Jean aqui em Dakar para estourar uma champanhe juntos e comemorar este resultado”, afirmou André, que está em Dakar, capital do Senegal, à espera do resto da equipe brasileira. Ele teve problemas com seu caminhão e abandonou a prova.
No geral – A vitória de Jean Azevedo lhe garantiu mais uma posição. O brasileiro pulou do oitavo para o sétimo lugar, ultrapassando o italiano Giovanni Sala. Agora o piloto de São José dos Campos soma o tempo de 46h03min48 e está a 1h32min49 do ainda líder Cyril Despres.
O francês tem 12min16 de vantagem para Coma, vice-líder. O terceiro lugar é de Cox (a 14min13), o quarto de Esteve Pujol (a 20min17) e o quinto de Fretigne (a 27min15). Antes de Jean Azevedo ainda aparece o australiano Andy Caldecott (a 54min27).
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: janeiro 14, 2005