Webventure

Jean Azevedo faz retrospectiva do Brasileiro de Rali Cross-country em 2009


RN 1500 teve muita água (foto: Ricardo Leizer/ www.webventure.com.br)

Após conquistar o bicampeonato brasileiro de Rali Cross-country em 2009, o piloto Jean Azevedo faz uma análise do ano, relembra as provas e as principais disputas.

2009 foi meu segundo ano competindo no Campeonato Brasileiro de Rally Cross-country na categoria Carro. Logo em minha primeira participação já deu para perceber o alto nível dos competidores. Destaque para os pilotos Mauricio Neves, Reinaldo Varela e Felipe Bibas, em 2008 e, no ano de 2009, creio que este mérito também deve ser compartilhado com Roberto Reijers, que conquistou resultados expressivos e tem demonstrado uma grande evolução nos últimos tempos, além de Riamburgo Ximenes, que retornou ao campeonato.

As provas do calendário atual também merecem comentários a parte. Nosso amigo Deco Muniz disponibilizou que a etapa do Paulista também valesse para o campeonato nacional. A novidade deste ano foi a inserção no segundo semestre do Rally das Serras SC, marcando a volta de Dionísio Malheiro como organizador e o retorno da Copa Baja.

O Rally das Serras acabou tornando o cenário do campeonato um pouco diferente, já que percorremos regiões que chamamos de “quebradeira”, ou seja, com muitas pedras e trial. Sem contar o trajeto montanhoso, que ressaltava as lindas paisagens do sul do Brasil.

O ponto fraco deste ano foram as chuvas que tomaram conta do Rally RN 1500, prova de renome que sofreu durante a sua última realização. Cada dia era uma novidade: será que a etapa seria cancelada? O meu carro, por exemplo, ficou imerso numa poça gigante. Mas creio que o pior foi ver as famílias da região desabrigadas por conta do estrago das chuvas.

Sertões – Em relação aos resultados, embora tenhamos conquistado o campeonato por antecipação na penúltima etapa, as disputas foram intensas. No Rally dos Sertões, por exemplo, apenas os três primeiros dias valeram na pontuação do campeonato. Planejamento, 100% de dedicação e o fator sorte são essenciais para bons resultados. Contamos, mais uma vez, com a presença de três carros da equipe oficial alemã, que ficaram com os dois principais lugares do pódio. Mas o mais interessante também foi notar que estes dois veículos disputaram os preciosos segundos até o momento final do rali. O público agradece o show e fico feliz por ter sido o melhor brasileiro, atrás apenas deles.

Fazendo um balanço geral, o Campeonato Brasileiro de Rally Cross-country 2009 mostrou o alto nível dos competidores, confederações e organizadores. Embora o ano tivesse um início tímido por conta da crise financeira mundial, houve uma grande preocupação para que nosso esporte continuasse a todo vapor nos demais meses.
Parabéns a todos os envolvidos e que venha 2010!

*Jean Azevedo é piloto da Equipe Petrobras Lubrax e tem experiência de mais 20 anos no esporte. Desde 2008 trocou o guidão de sua moto pelo volante do Mitsubishi e assim conquistou o bicampeonato Brasileiro de Rally Cross Country.

Este texto foi escrito por: Jean Azevedo, especial para o Webventure