São Paulo – O piloto de moto Jean Azevedo, da equipe Petrobras Lubrax, ganhou duas categorias do prêmio Moto de Ouro, o principal do motociclismo brasileiro. Ele foi eleito o melhor piloto de rali de 2003 e ainda levou o destaque internacional, a premiação mais importante de todas e que teve a disputa com outros grandes nomes do motociclismo: Alexandre Barros, representante do Brasil no mundial de MotoGP, e Felipe Zanol, o brasileiro melhor classificado no International Six Days Enduro, competição que reuniu 400 pilotos de 35 países em Fortaleza, em novembro. O anúncio dos vencedores foi feito na terça-feira à noite em evento na casa de espetáculos Tom Brasil, em São Paulo, reunindo pilotos de várias modalidades, empresários do setor, organizadores de eventos e jornalistas especializados.
Jean Azevedo teve um ano brilhante. No Paris-Dakar 2003, em janeiro, ele conquistou o bicampeonato da categoria Production e terminou em quinto na classificação geral mesmo tendo um equipamento inferior aos dos pilotos oficiais de fábrica. Numa das etapas Jean chegou a ser vice-campeão. A performance de Azevedo chamou a atenção da imprensa que acompanha o rali e chegou a ser apelidado de revelação canarinho pela revista Solo Moto, da Espanha, uma das mais conceituadas do motociclismo no mundo.
No Brasil a boa perfomance de Jean continuou. Ele conquistou o terceiro título de campeão brasileiro por atencipação na Geral e na categoria Super Production. Jean venceu todas as provas do primeiro semestre: Rally do Petróleo, RN 1500, Rally Rota Sul e Rally Terra Brasil. No Rally dos Sertões, em julho, ele abandonou a prova ainda no primeiro dia após sofrer acidente no trecho entre Goiânia e Padre Bernardo. Jean quebrou o úmero e ficou dois meses em recuperação. A persistência e a disciplina permitiram que ele voltasse novamente às competições, no Rally do Café, e depois no Rally da Energia, garantindo o sexto lugar em ambas as provas.
Equipamento semi-oficial – O segundo lugar numa das etapas do Dakar e o quinto lugar na classificação geral no final da prova chamaram a atenção da fábrica austríaca KTM, que vai fornecer a Jean Azevedo uma moto semi-oficial de fábrica, com motor de 700 cilindradas. Ele foi um dos selecionados entre 10 pilotos do mundo inteiro para usar o novo equipamento. É a primeira vez que um piloto brasileiro tem a oportunidade de correr com uma moto semi-oficial e com chances reais de buscar resultado inédito para o país.
Padrinho – Klever Kolberg, piloto do Mitsubishi Pajero Full da equipe Petrobras Lubrax, foi convidado para ser o padrinho da modalidade enduro de regularidade. Ele entregou o troféu aos vencedores. Kolberg começou a carreira como piloto de enduro.
Sobre o prêmio – Concorreram ao prêmio todos os pilotos brasileiros que ficaram do 1º ao 10º lugares nas corridas realizadas entre os dias 1º de janeiro e 10 de novembro deste ano. Os finalistas em cada uma das nove categorias do concurso foram submetidos a um colégio eleitoral, formado por jornalistas de todo o Brasil especializados em motociclismo, que votaram eletronicamente. O prêmio Moto de Ouro é uma realização da Motorpress Editora, que edita a revista Motociclismo.
A Equipe Petrobras Lubrax tem patrocínio da Petrobras, Petrobras Distribuidora, Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e apoio da Minoica Global Logistics, Banco DaimlerChrysler, Controlsat Monitoramento Via Satélite, Eurofarma, Planac Informática, Mitsubishi Koala, Mercedes-Benz Caminhões, Nera Telecomunicações, Telenor Satellite Services AS, Kaerre, Capacetes Bieffe, Lico Motorsports, Artfix, Adventure Gears, ZF do Brasil, Behr, Sadia e Dakar Promoções.
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Este texto foi escrito por: Ricardo Ribeiro/VipComm