Webventure

Jean Azevedo se destaca no prólogo e larga na frente no Rally Barretos 2011


Jean Azevedo e Emerson Cavassin foram os mais rápidos do Prólogo (foto: Rafael Bragança/ Webventure)

Direto de Barretos – O piloto Jean Azevedo aproveitou a manhã de sol deste sábado (26) para fazer um bom retorno às trilhas no volante de um carro. Depois de disputar o Rally Dakar 2011 entre as motos, ele voltou à categoria pela qual pretende correr o restante da temporada e já se descatou no prólogo da competição no interior paulista. Com o melhor tempo no circuito fechado ainda segundo resultados extra-oficiais -, ele largará em primeiro.

Enquanto as motos já largaram para a primeira especial do Rally Barretos 2011 pela manhã, Jean Azevedo vai liderar o comboio dos carros, que têm o início da largada marcado para as 13h30. Ao lado do navegador Emerson Cavassin, o Bina, o piloto da equipe Petrobras/Lubrax foi o mais rápido do prólogo, que reuniu as categorias Protótipos (pela qual corre Jean), Super Production, Production e Pró Etanol, além dos quatro caminhões inscritos no rali.

Por causa da chuva insistente que tem caído em Barretos nos últimos dias, o prólogo corria risco de ser cancelado. No entanto, o forte calor que marcou a manhã na região ajudou a secar a lama da pista. A organização também contribuiu, colocando tratores para assentar o barro. Assim, os competidores e os espectadores que compareceram às arquibancadas do circuito fechado puderam assistir a vários saltos dos carros, que aproveitam a rampa posicionada pouco antes da chegada.

Além de Jean Azevedo, outro que se destacou no prólogo foi o piloto Marlon Koerich, que também esteve no Dakar 2011 e foi inclusive o melhor estreante da competição. Ao lado do navegador Deco Muniz, ele marcou o terceiro melhor tempo, mas acabou penalizado em dez segundos por ter batido no bump, que delimita a pista do prólogo. Com a penalização, Marlon largará em 11º e sai em desvantagem na primeira etapa do Brasileiro de Rali Cross-Country.

A situação de outras duas duplas que figuram entre as favoritas é parecida com a de Marlon. Maurício Neves/Leandro Ferrarini e Roberto Reijers/Rogério Almeida tiveram problemas mecânicos na classificação e não marcaram tempos. O carro de Maurício teve uma falha na embreagem, enquanto Roberto teve problemas com o pedal do acelerador. Ambos já consertaram seus veículos e foram reposicionados pela organização, largando na 13ª e 12ª posições, respectivamente.

Disputa apertada – Nos caminhões, Guido Salvini fez o melhor tempo da categoria por pouco. Apenas dois segundos renderam a liderança da disputa para o piloto, que ficou logo à frente de Felício Bragante. O veículo de Rafael Conde será o terceiro a largar na categoria e Amable Barrasa ficou com o quarto e último lugar.

Resultado do Prólogo

Carros
1) Jean Azevedo/Emerson Cavassin 2min10s02
2) Julio Bonache/Gustavo Gugelmin 2min14s
3) Richard Vaders/José Spacassassi 2min15s8
4) Luis Facco/Glauber Fontoura 2min17s5
5) Marcos Moraes/Du Sachs 2min18
6) Luis Nacif/Humberto Ribeiro 2min18s9
7) José Jorge Sawaya/ Walace Von Schmidt 2min19
8) Reinaldo Varela/ Flavio França 2min22s5
9) Ivan Terni/Fausto Dalape 2min24s1
10) Lucas Moraes/Beco Andreotti 2min24s3

Caminhões
1)Guido Salvini/Flavio Bissi/Fernando Ventania 2min38s7
2) Felicio Bragante/ Ricardo Costa/ PaccoCorder 2min40s7
3) Rafael Conde/ José Papacena Neto 2min45s
4) Amable Barrasa/ Evandro Luiz/ Leandro Oliveira 3min15s7

Este texto foi escrito por: Rafael Bragança