Webventure

Jean Azevedo supera Juca Bala na classificação geral

A largada para a quinta etapa (572 km entre Er Rachidia e Ouarzazate, no Marrocos) do Rally Paris Dakar, que conta com cobertura on line do Webventure, teve atraso de 1 hora devido ao posicionamento incorreto do posto de reabastecimento antes da especial. Marcada para às 7h20, os pilotos somente aceleraram às 8h20.

Os dois pilotos de moto da equipe BR Lubrax, Jean Azevedo e Juca Bala (Joaquim Gouveia) – Honda Falcon Rally -, mantiveram a regularidade da etapa passada e terminaram a disputa na 32ª e 35ª posições, respectivamente.

Com o resultado, Jean Azevedo, vencedor do rali em 1997 na categoria Production, teve melhor rendimento e passou Juca na classificação geral e da categoria de motos até 400 cc, com mais de 6 minutos de vantagem. Até ontem os dois estavam colados, com Juca na frente (31ª e 32ª). Na soma das cinco etapas, Jean está na 30ª posição na geral enquanto Juca está na 33ª.

Juca sofreu uma queda na etapa especial, ocasionando a perda de tempo e, conseqüentemente, da colocação. “A minha sorte é que eu estava devagar, a aproximadamente 30 quilômetros por hora. Não aconteceu nada comigo, mas perdi muito tempo porque a moto não pegava depois”, lamentou Juca Bala. No momento da queda, o sistema de combustível da moto estava sendo trocado para outro tanque, já que o primeiro não tinha mais combustível. “Precisei assoprar o tanque para a gasolina chegar ao motor”.

Viva Chile – O mais rápido dessa vez foi o chileno Carlo de Gavardo (KTM), vice-campeão do Rally Internacional dos Sertões 2000. Após as cinco etapas, Carlo passou o italiano Fabrizio Meoni (KTM), que caiu para o 5º lugar, e assumiu a segunda colocação na geral. O líder continua sendo o piloto francês Richard Sainct (KTM) com um segundo lugar na etapa de hoje.

O piloto alemão Jurgen Mayer (15 – KTM), que em julho último esteve no Brasil conquistando o terceiro lugar no Sertões, sofreu um acidente no km 159 da etapa, fraturando a clavícula direita. Ao disparar o foguete de sinalização para alertar a organização, Jurgen encerrou sua participação no rali deste ano.

Este texto foi escrito por: André Pascowitch