
Palmeirinha comemora a quarta colocação (foto: Aifa RTF/ Divulgação)
Na última etapa do Campeonato Mundial de Rally Cross-country, os brasileiros Paulo Nobre (carros) e Jean Azevedo (motos) fizeram bonito e terminaram a prova na 11ª e sexta colocações, respectivamente. O UAE Desert Challenge, realizado em Dubai, nos Emirados Árabes, durou seis dias e foi a última grande prova antes do Rally Dakar 2008.
Jean esteve entre os primeiros em todas as etapas e seu melhor desempenho foi a quarta colocação obtido na última especial, confirmando a sexta posição na classificação geral. A cada etapa minha diferença entre o primeiro colocado era menor e acredito que foi uma soma de três fatores: os ajustes na suspensão, entrei no ritmo de prova e fui me adaptando à nova KTM, disse.
O espanhol Marc Coma venceu a prova nas motos e confirmou o título Mundial. Em Dubai, o francês Cyril Despres ficou com a segunda colocação e o norueguês Pal Ullevalseter foi o terceiro.
Nos carros, a vitória em Dubai foi da dupla da Mitsubishi, Stephane Peterhansel/ Jean Paul Cottret, enquanto que Carlos Sainz/ Michel Perin levaram o título do Campeonato Mundial. Estou feliz, e muito satisfeito com toda a equipe. Esta é uma merecida recompensa para todos. O UAE Desert Challenge foi uma prova dura, com condições extremamente quentes. Para mim, pessoalmente, este título é muito especial: é meu segundo título Mundial, mas o primeiro no cross-contry, comentou Sainz.
Palmeirinha e o navegador Filipe Palmeiro terminaram o Mundial na quarta colocação. A dupla teve alguns problemas em Dubai, com uma capotagem no primeiro dia e a desidratação de Palmeirinha no segundo. Não dá para lamentar por não ter conquistado o Campeonato Mundial de Rali Cross Country. Esse é o resultado que se conquista ao longo do campeonato e não apenas na última prova, disse o brasileiro.
Treino para o Dakar – O Desert Challenge tem a mesma quilometragem do Rally dos Sertões, só que disputado em piso de areia, com dunas. E saio dessa prova muito satisfeito com meu desempenho. Ainda não me considero competitivo nessas condições, mas já estou conseguindo andar com mais naturalidade nas dunas, tanto que não atolamos nenhuma vez nos últimos três dias de prova, o que é excelente, anima-se Palmeirinha.
Para Jean, os testes nas dunas também farão a diferença para o Dakar. O UAE Desert Challenge foi um bom treino, pois aconteceu em uma região de deserto com grandes dunas, como no Dakar. Infelizmente apenas os pilotos oficiais da KTM possuem suspensões de fábrica, o que me fez ajustar o equipamento no decorrer da prova. De qualquer maneira, pude desenvolver a moto e treinar numa região tão complicada, comentou.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: novembro 5, 2007