Desafio nos carros para Jean (foto: Divulgação/ Ricardo Carvalho)
Com um currículo de fazer inveja a qualquer piloto, Jean Azevedo deixou de lado sua moto para se aventurar no mundo dos carros no Rally dos Sertões. Pentacampeão da competição em 2005, o piloto estreará na categoria T1 FIA ao lado do navegador Youssef Haddad.
As diferenças entre motos e carros são grandes. O piloto, além do tamanho, sentiu as mudanças para guiar os veículos. Dá para ter um controle maior sobre a moto em caso de uma batida, as chances de desviar são maiores que a de um carro, disse. Sua preparação durante o ano, em competições, foi realizada em carros que se encaixam na categoria Protótipo, utilizado durante o Campeonato Brasileiro de Rali Cross-country.
Além de treinos e corridas, Azevedo diz que a exigência na preparação física é maior nas motos. Com a moto eu treinava três vezes por semana, fora as cinco horas na academia. No carro, não treino tanto por não precisar e por ter custos mais altos; no dia-a-dia, duas horas são o suficiente, garantiu o piloto.
Mesmo com bastante experiência na competição, a expectativa de Jean se compara a de um estreante. É uma nova experiência, um aprendizado. Esta é a minha primeira prova longa na categoria, comenta.
Nova categoria – A escolha da categoria foi uma decisão tomada para qualificar a participação de Jean no Mundial. A T1 faz parte do Campeonato Mundial e, no regulamento, a largada é feita de acordo com as categorias. Se eu competisse com outro carro, correria o risco de largar após todos os veículos da T1, declarou o piloto.
Preocupado com a questão, Jean adianta que a organização do Rally dos Sertões conseguiu uma autorização para realizar a largada de acordo com a classificação do dia anterior, ao contrário do regulamento da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).
Para o rali, o piloto terá um veículo ‘conservador’ em mãos, para não correr riscos durante a prova. A estratégia é ter um carro confiável, sem muita preocupação com o desempenho. Quero fazer a quilometragem completa da prova sem problemas no carro, completa.
Este texto foi escrito por: Bruna Didario