Jean Azevedo e família na verificação técnica do Dakar 2009 (foto: Daniel Costa/ Webventure)
Direto de Buenos Aires – Acostumado a brigar pelas primeiras colocações nas motos, o piloto Jean Azevedo muda o foco no Dakar 2009, seu primeiro dirigindo um carro. Para ele, essa será uma prova de adaptação à nova modalidade. Ao lado do navegador Youssef Haddad, o brasileiro encara o rali a bordo de uma Pajero Full na categoria T1.1, a principal da prova.
É meu primeiro ano de carro. Ainda tenho que aprender muito. Corro há um ano de carro no Brasil, mas é pouco, já que nunca fiz o Dakar. Tenho certeza que vou enfrentar muitas coisas que ainda não vi dentro do carro. Esta é uma edição de aprendizado, para ganhar experiência, ganhar o máximo de quilometragem possível e ir até o final. Para no futuro voltar com uma bagagem maior e, quem sabe, disputar entre os primeiros colocados, explicou o brasileiro.
Mesmo com o recomeço no Dakar, desta vez nos carros, Jean sente-se tranqüilo nos dias de verificação que antecedem a largada. Já passei por essas checagens nove vezes, de moto. Fico na expectativa de uma reestréia no Dakar, mas esses anos todos de moto me deixam muito tranqüilos. Será a décima vez que estou passando por essas vistorias, basta cumprir as obrigações técnicas e administrativas e aguardar a largada no dia 3, comentou.
O piloto está confiante no equipamento, mesmo com pouco tempo para testá-lo. Desde o Rally dos Sertões, em junho, o carro foi inteiro desmontado e parte dele enviada para a Europa, para manutenção. Ele foi muito bem revisado e tenho certeza que está um carro confiável para chegar até o final, que é o objetivo dessa nossa primeira participação, disse Jean.
Conhecimento do percurso – Parte do percurso do Dakar será nas mesmas regiões do rali Por Las Pampas, prova tradicional que faz parte do calendário mundial de Cross-country. Muitos brasileiros já competiram neste rali, inclusive Jean Azevedo. Mas segundo ele isso não representa muita vantagem. Estive aqui na edição 2007 do Las Pampas, porém a prova foi inteira no Chile, portanto não conheço muito da região argentina por onde o Dakar vai passar, explicou.
Já o lado chileno da prova é bastante conhecido pelo brasileiro. Além da participação no Las Pampas, Jean costumava treinar no Atacama, de moto, antes de partir para as edições africanas do Dakar. Só que são poucos dias que a prova passa no Chile, e vamos ficar no máximo um dia e meio no Atacama. É muito pouco em relação à prova toda, que tem 15 dias. Será um trabalho diário nosso, de melhorar o desempenho e diminuir os problemas durante o rali, concluiu.
Este texto foi escrito por: Daniel Costa