O francês Jean Brucy durante a última etapa do Rally do Oriente (foto: Divulgação)
O francês Jean Brucy conquistou ontem o Rally do Oriente, na Turquia, terceira etapa do Mundial de Rali Cross-Country da FIM. Brucy ganhou a liderança do rali na última etapa graças a uma falha mecânica que fez com que seu companheiro na equipe oficial KTM, o chileno Carlo De Gavardo perdesse o horário de largada.
O segundo lugar na classificação geral foi para o Pal-Anders Ullevalseter que embarcou para a Turquia com o objetivo de conseguir encostar nos líderes do Mundial da FIM.
De Gavardo liderava o rali com boa margem para conquistar a vitória neste sábado. Porém pela manhã, sua moto apresentou falha mecânica e o chileno perdeu mais de 45 minutos com sua equipe tentando solucionar o problema. De Gavardo conseguiu largar, mas foi pesadamente penalizado por perder seu horário de saída. O chileno ficou com a 28ª posição do dia, encerrando o rali em terceiro lugar.
“Foi uma falha mínima, alguma coisa em um cabo interno da parte elétrica. O pior de tudo é que a moto voltou a funcionar de uma hora para a outra enquanto o meu mecânico tentava entender o problema”, comentou um desolado De Gavardo ao final do rali. “São coisas que acontecem em um rali. Me deixou muito aborrecido, tinha que acontecer no último dia, quando eu liderava a classificação”, explicou De Gavardo. O chileno comemorou o fato de ter liderado o rali e vencido quatro etapas mesmo correndo com uma moto 450cc diante de motores mais potentes.
Os resultados do Rally do Oriente devem alterar em pouco a classificação geral do Mundial da FIM. Os resultados serão divulgados pela FIM nesta segunda-feira. O francês Cyril Despres segue liderando com 45 pontos seguido de perto pelo espanhol Marc Coma, com 44, e pelo também espanhol Isidre Esteve, com 43. Os três líderes não participaram do rali na Turquia. O segundo lugar na Turquia deve deixar o norueguês Ullevalseter em quarto na classificação do Mundial.
Na categoria 450cc o chileno Carlo De Gavardo mantém o primeiro lugar no Mundial. A próxima etapa será no dia 26 de setembro no Rally dos Faraós, no Egito.
De Mevius vence os carros e bota Nissan na briga
O veterano belga Grégoire de Mevius e seu navegador Jacky Dubois ficaram com a vitória nos carros. Foi a primeira da equipe Nissan no Mundial de Rally Cross-Country da FIA em 2004, onde o Rally do Oriente vale como quinta etapa.
A vitória na última etapa deste sábado foi do saudita Khalifa Al-Mutaiwei, pilotando um BMW X5 que ficou com o quarto lugar na classificação geral.
Na classificação geral o segundo lugar ficou com o francês Jean-Louis Schlesser e seu navegador François Borsotto pilotando o buggye Schlesser-Ford. Em terceiro a alemã Jutta Kleinschmitd (Volkswagen Touareg) e em quarto o saudita Al-Mutaiwei.
Este texto foi escrito por: Redação Webventure
Last modified: agosto 8, 2004