São Paulo O piloto brasileiro Jean Azevedo, da equipe Petrobras Lubrax, foi convidado para correr o Rally Paris-Dakar 2004 com uma moto oficial de fábrica da KTM idêntica a que venceu a última edição da prova. A KTM tem sede na Áustria e é dona de vários títulos na maior prova off road do mundo. Os excelentes resultados de Jean chamaram a atenção da empresa européia.
No último Dakar ele se revelou para o mundo ao conquistar o bicampeonato na categoria Production e o quinto lugar no resultado geral, sendo o melhor piloto classificado com uma moto KTM 660 de série e à frente de competidores que corriam pela fábrica. Este desempenho também chamou a atenção da imprensa especializada mundial e gerou elogios públicos de experientes pilotos. Jean chegou ao Dakar depois de uma temporada recheada de vitórias no Brasil em 2002. Ele venceu o Rally dos Sertões, conquistando o tricampeonato da prova, foi campeão brasileiro de rali cross country e ainda garantiu o brasileiro de enduro.
A KTM conquistou o título nas três últimas edições do Paris-Dakar e, em 2003, além da vitória, ocupou os outros dois degraus do pódio e as 12 posições seguintes. Ao final da prova os dirigentes do evento já mostravam ao mesmo tempo entusiasmo e preocupação com o resultado. Para criar maior competitividade em 2004, os organizadores decidiram pela estratégia da criação de equipes representando países ou continentes. Haverá o time italiano, francês, espanhol, português e de outros países europeus, além do time americano, asiático e outro da América do Sul. O piloto chileno Carlo de Gavardo, que já fazia parte do time de fábrica da KTM, irá coordenar uma equipe sul-americana e fez o convite oficial à equipe Petrobras Lubrax.
A proposta é tentadora, mas depende de um acordo financeiro entre a equipe Petrobras Lubrax e a KTM, contou Jean. Ainda precisamos acertar os detalhes para essa parceria. Utilizar uma moto de fábrica exige altos investimentos no equipamento e na equipe de suporte, mas vamos fazer o máximo para não perder esta oportunidade e quem sabe trazer este resultado para o Brasil, afirmou Klever Kolberg, ressaltando que o apoio de patrocinadores e fornecedores será fundamental. A questão também não é só financeira; exige tecnologia. A Pirelli, por exemplo, terá que desenvolver pneus especiais para a nova moto, que é mais potente que a anterior, explicou André Azevedo.
A Equipe Petrobras Lubrax tem patrocínio da Petrobras, Petrobras Distribuidora, Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e apoio da Minoica Global Logistics, Controlsat Monitoramento Via Satélite, Mitsubishi Koala, IBM, Planac Informática, Nera Telecomunicações, Telenor Satellite Services AS, Kaerre, Capacetes Bieffe, Lico Motorsports, Artfix, Sadia, Dakar Promoções, Vista Criações Gráficas, Adventure Gears, Kodak Professional, Mercedes-Benz Caminhões, ZF do Brasil, Behr e site Webventure (www.webventure.com.br).
Assessoria de Imprensa Equipe Petrobras Lubrax
Pabx.: (11) 3865-5741
E-mail: imprensa@parisdakar.com.br
Site oficial da equipe: www.parisdakar.com.br
Este texto foi escrito por: Ricardo Ribeiro