Foto: Pixabay

Jean testa novo pneu da Pirelli no deserto de Atacama

Redação Webventure/ Parceiros

São Paulo O piloto de moto Jean Azevedo, da Equipe Petrobras Lubrax, viaja nesta semana para o deserto de Atacama, no Chile, onde treinará para o Rally Paris-Dakar 2004, de 1o a 18 de janeiro entre a França, na Europa, e o Senegal, na África. Jean correrá o maior rali do mundo com uma moto KTM semi-oficial de fábrica de 700 cilindradas.

“É a primeira vez que vou ter a oportunidade de treinar em uma região que se parece muito com que vou enfrentar no Dakar. Vou percorrer em média 500 quilômetros por dia aperfeiçoando as técnicas de pilotagem e de navegação. Quem está preparando o roteiro é o piloto chileno Carlo de Gavardo, que já faz este tipo de treino há vários anos e tem bastante experiência porque disputa o campeonato mundial de rali e está em um bom ritmo de competição”, contou Jean.

Durante uma semana os pilotos ficarão acampados no deserto. “Até a água para beber e tomar banho precisaremos levar daqui. Também teremos geradores de energia, a própria comida… vamos ficar isolados no meio do deserto”, afirmou Jean. A manutenção das motos também será feita pelos próprios pilotos. “Assim vou treinando para as etapas maratonas do Dakar, quando não podemos contar com a ajuda de mecânicos”. O piloto da equipe Petrobras Lubrax usará uma KTM 660 nos treinos do Atacama.

Desenvolvimento
No Chile o piloto da equipe Petrobras Lubrax também vai desenvolver e testar os pneus Pirelli MT 18 e MT 21 Heavy Dutty. “Com a nova moto que vou utilizar no Dakar, o desgaste de pneus será muito grande e vai ser fundamental ter um pneu resistente. Desde que voltei do último Dakar comecei a testar novos compostos de borracha e já conseguimos bastante evolução. E agora vai ser o teste final para realmente termos uma idéia real de como está o pneu”, afirmou Jean Azevedo.

Depois de um ano de estudos, a fábrica da Pirelli no Brasil conseguiu desenvolver uma borracha mais resistente para os dois modelos. “Os atuais pneus são bons, mas dependendo do impacto em um competição eles podem perder os “blocos” e por isso desenvolvemos essa nova borracha”, explicou Fábio Dantas Muchuelo, engenheiro de produção da Pirelli.

A mudança, segundo ele, ainda pode melhorar o arranque da moto e a retomada de velocicade, detalhes importantes dentro de uma prova. Esta é a primeira vez que os novos pneus serão testados nas areias do deserto. “Já fizemos inúmeros testes no campo de prova da Pirelli, mas nada se compara ao grau de dificuldade pela qual passam os pneus num deserto. A quantidade de pedras e a temperatura alta são os grandes vilões, daí a idéia de fazermos este treino no Atacama”, afirma Fábio.

“Acho importante fazer este teste agora porque vou usar o modelo MT 21 no Dakar e é preciso saber como ele comporta nas características do deserto”, disse Jean Azevedo. O piloto afirma ainda que optou pelo modelo porque possui mais durabilidade que o MTB 18, uma característica fundamental numa prova longa como o Paris Dakar.

Jean Azevedo viajará nesta quarta-feira para a cidade de Diego Del Magro, no Chile, onde vai se encontrar com o chileno Carlo de Gavardo, piloto oficial da KTM no Paris-Dakar. Dali, partem para o deserto de Atacama onde ficarão acampados e treinando durante uma semana, de 16 a 23 de novembro.

Experiência em dose dupla

Jean Azevedo foi um dos 10 pilotos selecionados pela KTM em todo o mundo para correr no deserto com uma motocicleta semi-oficial, de 700 cilindradas. A nova moto permitirá ao piloto brigar por melhores posições e até lutar por um resultado inédito para o Brasil no Dakar.

Com essas mudanças, Jean estará correndo na categoria Super Production, onde a preparação e manutenção da moto são quase ilimitadas, permitindo até a substituição de motor durante a prova. No Dakar 2003 Jean Azevedo conquistou o bicampeonato na Production, onde a manutenção é limitada, e foi quinto na classificação geral entre todas as motos.

A Equipe Petrobras Lubrax tem patrocínio da Petrobras, Petrobras Distribuidora, Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e apoio da Minoica Global Logistics, Banco DaimlerChrysler, Controlsat Monitoramento Via Satélite, Eurofarma, IBM, Planac Informática, Mitsubishi Koala, Nera Telecomunicações, Telenor Satellite Services AS, Kaerre, Capacetes Bieffe, Lico Motorsports, Artfix, Adventure Gears, Mercedes-Benz Caminhões, ZF do Brasil, Behr, Sadia e Dakar Promoções.

Assessoria de Imprensa Equipe Petrobras Lubrax
Pabx.: (11) 3865-5741
E-mail: imprensa@parisdakar.com.br
Site oficial da equipe: www.parisdakar.com.br

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: fevereiro 22, 2017

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure