Siwa (Egito) – O brasileiro Jean Azevedo venceu mais uma etapa da categoria motos Production do Rally Paris-Dakar, que chegou neste domingo ao Egito, último país a ser cruzado pela competição. Entre todas as motos ele ficou em sétimo no trecho Sarir (Líbia) e Siwa, onde, diz a lenda, Cleópatra tinha um de seus palácios e se banhava nas águas quentes do oásis (veja box abaixo).
O italiano Fabrizio Meoni, bicampeão do Dakar (2001 e 2002) ganhou na geral das motos seguido pelos franceses Richard Sainct, também dono de dois títulos no maior rali do mundo (1999 e 2000), e Cyril Despres. André Azevedo e os checos Tomas Tomecek e Mira Martinec ficaram em quarto nos caminhões na etapa vencida por Gerardus De Rooy.
Nos carros, Klever Kolberg e Lourival Roldan, de Mitsubishi Pajero Full, se recuperam e neste domingo terminaram em 18o lugar na geral e foram quarto na Super Production Diesel. Os brasileiros estão tendo problemas com a preparação do carro desde a largada. Primeiro foi o freio, que até hoje os mecânicos não conseguiram ajustar da maneira adequada. Depois, um novo sistema de coletor de escapamento, que deveria aumentar a potência, teve efeito contrário e Kolberg e Roldan enfrentam dificuldades em etapas de alta velocidade e na travessia de grandes dunas.
Outra situação está nos preocupando: a Ralliart, empresa responsável pela preparação do carro, perdeu dois dos três caminhões de assistência por problemas mecânicos. Isso significa que temos menos peças de reposição e diminuiu o número de mecânicos. Ainda falta mais uma semana de prova até Sharm El Sheikh, afirmou Kolberg.
Depois de 12 dias de prova desde a largada em Marselha (França), dia 1o de janeiro, chegou o tão esperado dia de descanso na competição. Na verdade, a palavra descanso não significa muita coisa no Dakar. As equipes vão aproveitar a pausa para fazer revisões e consertos mais detalhados nos veículos.
Resultados acumulados após 11 etapas – Com o resultado de hoje, Jean Azevedo conseguiu manter a liderança nas categorias Production e Marathon e a quinta posição na classificação geral acumulada das 11 etapas, um ótimo resultado para o Brasil. Ele está superando as expectativas, já que seu objetivo é vencer uma categoria e terminar o maior rali do mundo entre os 10 mais rápidos em duas rodas. O francês Richard Sainct é o líder, seguido por Despres e Meoni.
Nos carros, Stephane Peterhansel, com o novo Mitsubishi Pajero Evolution, vai na ponta e o japonês Hiroshi Masuoka está em segundo, também de Pajero. Gregoire De Mevius, da Bélgica, aparece em terceiro na lista com BMW. Kolberg e Roldan ocupam a 13a posição na geral e estão em terceiro na categoria Super Production Diesel. O holandês Gerardus De Rooy, de DAF, é o líder entre os caminhões e André Azevedo e os checos Tomas Tomecek e Mira Martinec somam o terceiro tempo.
Cidade de descanso foi escolhida a dedo
Siwa (Egito) – Siwa foi escolhida a dedo para a parada obrigatória do dia de descanso do Dakar 2003. A cidade milenar tem oásis paradisíaco no meio do deserto ocidental e está localizada a 600 quilômetros do Cairo e a 25 quilômetros da fronteira com a Líbia. Aqui, segundo a história, Cleópatra tinha um de seus palácios e tomava banho nas fontes de água quente.
É o oásis mais secreto do Egito, com 1.600 fontes, colinas douradas, palmeiras e oliveiras. Longe de constituir uma ilha perdida no deserto, ele está ligado a grandes cidades por importantes rotas que provavelmente são utilizadas desde os tempos remotos.
Na antiguidade a cidade era conhecida pelo misterioso Templo do Oráculo de Amon-Ra (deus egípcio), que Alexandre, O Grande conquistou. Foi lá que ele foi proclamado não apenas filho de Zeus, o deus grego, mas também filho de Amon-Ra.
A Equipe Petrobras Lubrax tem patrocínio da Petrobras, Petrobras Distribuidora, Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e apoio da Controlsat Monitoramento Via Satélite, Minoica Global Logistics, Mitsubishi Brabus, IBM, Planac Informática, Nera Telecomunicações, Telenor Satellite Services AS, Kaerre, Capacetes Bieffe, Lico Motorsports, Artfix, Sadia, Dakar Promoções, Vista Criações Gráficas, Adventure Gears, Kodak Professional, Mercedes-Benz Caminhões e site Webventure (www.webventure.com.br).
VipComm
ASSESSORIA DE IMPRENSA
EQUIPE PETROBRAS LUBRAX
Ricardo Ribeiro / Ana Carolina Vieira
Pabx.: (11) 3865-5741 / Celular: (11) 9646-5955
E-mail: vipcomm@vipcomm.com.br
Site: www.vipcomm.com.br
Este texto foi escrito por: Ricardo Ribeiro – De Siwa (Egito)