Foto: Pixabay

João Franciosi e Rafael Capoani vence o Rally dos Sertões 2006 nos carros

Redação Webventure/ Offroad

Franciosi e Capoani são os campeões em carros (foto: Theo Ribeiro/ www.webventure.com.br)
Franciosi e Capoani são os campeões em carros (foto: Theo Ribeiro/ www.webventure.com.br)

Direto de Porto Seguro(BA) – Em sua segunda participação no Rally dos Sertões, o piloto baiano João Franciosi conseguiu a vitória na classificação geral do maior rali da América Latina. Ao lado do navegador Rafael Capoani, Franciosi chegou ao final da especial de hoje com mais de meia hora de vantagem para o segundo colocado Reinaldo Varela e Marcos Macedo. A organização da prova ainda precisa oficializar os tempos da última especial.

O resultado no Sertões 2006 foi atípico. Desde 2001 a prova aumentou o nível de profissionalismo e as montadoras começaram a apoiar equipes oficialmente. De lá até o ano passado, as equipes oficiais da Chevrolet e Mitsubishi se alternaram no lugar mais alto do pódio.

Neste ano, porém, três equipes privadas ocupam os primeiros lugares da classificação geral. As primeiras etapas do rali castigaram os veículos das duplas que optaram por começar já no tudo ou nada. Para todos os favoritos, sobrou o nada.

Liderança – A mudança na classificação geral aconteceu depois da etapa do Jalapão, na qual nenhum veículo de equipes oficiais terminou. Reinaldo Varela ficou com a ponta, mas Franciosi conseguiu manter a regularidade de resultados e assegurou o título nas outras etapas. “Me deram a liderança, eu não a conquistei. É meu segundo rali e não vou fazer nenhuma besteira”, comentou o competidor após a sexta etapa.

O terceiro colocado, Marcos Baumgart, explicou o resultado atípico já em Barra, na Bahia. “Todos forçaram demais os carros. Não há equipamento que resista a tanto esforço por muito tempo”, disse. Ao lado de Alberto Andreotti, ele foi campeão da categoria Protótipo.

João Franciosi enfrentou dois contratempos duros nas últimas etapas. Em Brumado ele terminou a especial e foi direto para o hospital da cidade, com uma inflamação na garganta. O piloto competiu a especial com febre. Logo depois, no mesmo dia, teve a notícia que o caminhão com as peças de reposição de seu carro tinha tombado na estrada. “Tivemos o apoio de outras equipes e da Mitsubishi, que traz peças sobressalentes para o rali. Com isso ficamos mais tranqüilos”, comentou o campeão.

Este texto foi escrito por: Daniel Costa

Last modified: agosto 4, 2006

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure