João conta planos para o Mundial e fala dos rivais gaúchos
Ele é considerado a garantia de um belo futuro para o slalom brasileiro. Com apenas 17 anos, João Pedro Lorenzetti, nascido em Itapetininga mas considerado um filho ilustre de Cerquilho, se prepara para o terceiro mundial, de olho na primeira final e nas Olimpíadas – de 2004, em Atenas. Além dos treinos e do talento, ele conta com a velocidade que o próprio dia-dia exige: João divide as 24 horas entre os papéis de estudante, auxiliar contábil, atleta e… adolescente. Em entrevista à Webventure, ele fala como organiza de pressão e da rivalidade de paulistas e gaúchos e da incerteza de mudar para Três Coroas (RS).
Webventure – Com 17 anos todos apontam você como imbatível, pelo menos na Júnior… Você já sofre com a pressão?
João Pedro Lorenzetti – Sempre procuro manter a concentração e fazer o que eu sei.
Webventure – Você acabou de conquistar o bicampeonato brasileiro na Júnior. Já deu pra enjoar de tanto ganhar?
João Pedro – Não (risos), ainda tem muitos títulos pela frente. Este é meu último ano na Júnior e no ano que vem, na Sênior, vai ser mais difícil…
Webventure – Como é o seu dia-dia de treinos, escola…
João Pedro – Eu acordo às 6h, volto da escola 12h30, depois vou para a loja do meu pai, ajudá-lo com a contabilidade, às 14h30 venho para o rio e fico lá até às 17h30. À noite ainda tem que sobrar um tempinho para sair, paquerar, namorar… (risos).
Webventure – Voltando à canoagem, existe a rivalidade entre paulistas e gaúchos? Uma vez você reclamou informalmente que se dava muita atenção ao pessoal do Sul…
João Pedro – Antes, quando você falava em canoagem, já se pensava nos gaúchos, a tradição é deles. Os paulistas começaram a ocupar parte desse espaço e já surge uma richa. Fora d’água é todo mundo amigo; na água, eles viram a cara. Daí no próximo campeonato já tá todo mundo amigo de novo… Mas acho que tem que dar uma força pra São Paulo crescer também.
Webventure – O que falta para alcançar os gaúchos?
João Pedro – A estrutura aqui é melhor, eles só têm um rio lá (em Três Coroas) e a gente tem seis diferentes. Mas eles têm o técnico francês (Alain Jourdant). Se nós tivéssemos um técnico também…
Webventure – Você só treina com o Alain para as competições internacionais?
João Pedro – Ou quando ele vem para cá, nos campeonatos nacionais.
Webventure – Você nunca pensou em mudar de vez para Três Coroas?
João Pedro – Eu recebi uma proposta de ir para lá no ano que vem, com salário, hosdagem e tudo, mas ainda estou pensando. Cerquilho é uma cidade muito boa.
Este texto foi escrito por: Luciana de Oliveira
Last modified: maio 25, 2000