Webventure

Joca Signorini fala com exclusividade sobre a vitória na Volvo Ocean Race, direto de Estocolmo


Joca Signorini fala sobre vitória na VOR (foto: Guy Salter/ Ericsson Racing Team)

Joca Signoriri é um dos três brasileiros integrantes do Ericsson 4, campeão da Volvo Ocean Race 2008/09, e que tem muito a comemorar nesta segunda-feira (15). Com a terceira colocação na nona perna, que terminou em Estocolmo, na Suécia, ele, seu comandante Torben Grael, e todos os tripulantes da equipe internacional estavam em clima de festa. Em entrevista ao Webventure, ele contou assim que desceu do barco sobre a emoção da vitória.

“Vencer como vencemos é emocionante. Saímos de Marstrand sabendo que precisaríamos chegar em Estocolmo entre os quatro primeiros, caso nosso maior concorrente, o Puma, estivesse na primeira colocação, e conseguimos mais do que isso. Ficamos na terceira posição e ainda estamos no pódio desta perna”, disse Joca.

O velejador conta que toda a tripulação não comemorou até o momento de desembarcar no píer, e que estava focada em alcançar o feito. “Nossa vitória vem acontecendo há tempos. Nesta manhã, quando liderávamos com o Puma e o Ericsson 3, sabíamos que precisávamos apenas administrar a posição”, explicou Signorini.

O brasileiro disse ainda que desde 2008, quando saíram de Estocolmo rumo às Ilhas Canárias, base de treinamento da equipe, pensavam e planejavam vencer na terra natal da Ericsson.

“Nesta regata temos que vencer não só os nossos concorrentes, como a natureza. Andamos o tempo todo entre a vida e a morte. Para nós, brasileiros no barco, é uma emoção fortíssima porque integramos o primeiro barco brasileiro na regata e terminamos a última edição na terceira colocação, e agora somos campeões. É uma satisfação total de dever cumprido”, comemora.

Joca conta que para sua equipe a regata já terminou, mesmo restando ainda uma etapa entre a Suécia e a Rússia. Ele garante que todos já estão relaxados após aportarem e que a partir de agora, apenas curtirão os eventos que virão, como a regata in-port e a próxima perna.

“Se você tem um sonho e corre atrás dele, ele vai se realizar. Eu consegui realizar esse grande sonho meu, e um dos maiores, já que para muitos velejadores, a Volvo Ocean Race é a maior conquista que podemos ter”, finalizou ele em meio a festa feita pelos suecos para o time da casa.

Este texto foi escrito por: Lilian El Maerrawi