Viagem durou três anos e passou por 13 países (foto: Divulgação/ Jorge Elage)
Viajar, trocar experiência com diversas culturas e praticar esportes sempre foi uma constante na vida de Jorge Elage. Corredor de aventura, ele resolveu concretizar todos esses fatores de uma vez ao realizar uma volta ao mundo totalmente sem planejamento financeiro, e no dia 5 de maio de 2005 partiu para três anos de experiência em 13 países diferentes. Ele lançou seu livro Projeto Peregrino, em que conta tudo sobre os três anos fora do país, durante o Brasil Wild Extreme.
Juntei o conceito da corrida de aventura com o turismo de aventura e tracei alguns lugares que eu queria conhecer. Vendi minha bike e minha prancha de surf por 700 dólares e fui para os Estados Unidos, onde logo comecei a trabalhar, contou ele, que tem no nome sua vocação. Do árabe, Elage significa peregrino.
Natural de Rondônia e cidadão do mundo, como se define Jorge, que atualmente mora em Brasília, porém já morou em muitas cidades brasileiras, ele conta que essa primeira experiência já o fez ter diversos contatos com pessoas ao redor do mundo, o que alavancou sua peregrinação.
De bike, remando, correndo, em estradas e de avião, ele buscou realizar seu sonho, passando por cima de todos os entraves que surgiram e até teve a oportunidade de voltar ao país para correr com sua equipe, chamada Espírito Livre, o Ecomotion de 2005, quando alcançou a 12ª colocação. Meu objetivo era dar a volta ao mundo e meu estilo foi à brasileira, já que foi tudo muito batalhado, explicou ele.
Passando por diversas potências da corrida de aventura mundial, Jorge Elage pode participar de competições com a Team Sole, de Paul Romero, que o recebeu em sua casa no início da peregrinação, como uma prova no México e a tradicional Southern Traverse.
Dentre um país e outro, encontro com amigos brasileiros que moram no exterior, treinos em locais diferentes, em que ele conta que vivenciou o meio ambiente. Variei muito as modalidades. Fiz snowboard, fui para a Austrália na temporada de surf, mas precisei abrir mão do esporte por um tempo para priorizar o trabalho e batalhar meu dinheiro. Em alguns momentos senti vontade de voltar e por isso encurtei a viagem e voltei para o Brasil. Queria ter feito uma viagem maior, passar mais tempo na Europa, disse.
Jorge Elage ressalta que tudo o que aprendeu e buscou em sua passagem pelos 13 países foi conhecer pessoas, culturas, aprender, desbravar o mundo e aproveitar o que ele tem de melhor. Resumo tudo com a frase O melhor lugar é aqui. O melhor dia é hoje. O melhor momento é agora, e passo essa mensagem para as pessoas, que vivenciem todos os momentos sempre. O livro não é para atletas, é para qualquer pessoa que tem um sonho e precisa de motivação para busca-lo, finalizou. O livro custa R$35 e pode ser comprado pelo site www.projetoperegrino.com.br.
Este texto foi escrito por: Lilian El Maerrawi