Foto: Pixabay

José Hélio assume a ponta nas motos com saída de chileno

Redação Webventure/ Offroad

O chileno Carlo De Gavardo, último dos favoritos para a conquista do título das motos nos Sertões, saiu da disputa anteontem. A KTM de Gavardo fundiu o motor em pleno deslocamento, faltando pouco mais de seis quilômetros para o início da Especial “Hilda Furacão”.

A decepção de Carlo estava estampada em seu rosto. “É muito chato
sair assim, mas sei que não tenho nenhuma possibilidade de prosseguir amanhã (ontem)”, disse Carlo, conformado, ainda no local do acidente.
Com a saída do chileno quem volta a assumir a ponta nos Sertões é o piloto paulista José Hélio, que chegou no sábado na segunda posição da Especial. Foi o suficiente para ele ser de novo o ponteiro nos Sertões, com sua moto Gas.

O resultado mostra uma folgadíssima diferença de 53 minutos de
José Hélio para o segundo colocado no geral, o piloto Gilmar dos Anjos. No entando este tempo deve diminuir em 20 minutos como penalização por não ter passado por um dos PCs de roteiro na Especial. Mesmo assim o tempo deixa José Hélio em uma situação bastante confortável na reta final do Rally.

A melhor imagem do dia foi o show de pilotagem dado por Jean Azevedo, que largou nas últimas posições do dia e acabou levando o primeiro lugar na difícil Especial das motos.

Ceará lidera carros – Nos carros, a vantagem continua com os cearenses Riamburgo Ximenes e Paulo Roberto Salle, de Mitsubish Evolution. A dupla que assumiu a ponta na especial do Jalapão chegou anteontem na quarta posição da Especial e continua com uma vantagem de quase cinco minutos em relação a Reinaldo Varella e Alberto Fadigatti, de Kia Sportage.

O melhor tempo do dia foi do carioca Paulo Vignoli e seu navegador Gilberto Barricati, apesar de muitas reclamações de que o piloto
teria feito ultrapassagens forçadas durante a Especial sobre dois Trollers. O assunto está sendo analisado pela direção de prova e Vignoli deve ser punido.

Quem vinha muito bem na prova era Ulisses Bertholdo e Nilo de Paula, que acabaram batendo em uma árvore. Os dois foram rebocados pela segunda vez neste Rally. “É a segunda árvore que ‘atropelamos’,
exatamente quando já estávamos nos animando de novo”, conta Nilo, sem perder o bom humor.

Na categoria diesel, Guilherme Spinelli e Norton Lopes, com uma
L-200 Intercooler, continuam levando a melhor. O segundo lugar agora é de Guilherme Strake e seu navegador Cesar Moreno, também com uma
Mitsubish L-200.

Furacão – A especial de sábado foi uma das mais cansativas do Rally. O trecho, apelidado de “Hilda Furacão”, atravessa o norte do Tocantins em uma visível região de transição do cerrado para florestas. A prova saiu da cidade de Itacajá, porta de entrada para uma das maiores reservas indígenas do Estado. Foram mais de 90 quilômetros de
trilhas fechadas e muito travadas, muita navegação e resistência, sobretudo para as motos. A Especial terminou na cidade de Goiantins, onde a população esperava os competidores com água, frutas e até mesmo uma almoço preparado especialmente para o Rally. Um oásis para quem chegava cansado depois da longa Especial.

Festa também em Carolina, onde o Rally pernoitou. A cidade parou para ver os pilotos dos Sertões, com uma grande festa em praça pública.

Este texto foi escrito por: Gustavo Mansur

Last modified: julho 19, 1999

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