Foto: Pixabay

José Hélio sai na frente no Mundial de rali

Redação Webventure/ Offroad

Zé Hélio surpreendeu com o melhor tempo no prólogo. (foto: Gustavo Mansur / Webventure)
Zé Hélio surpreendeu com o melhor tempo no prólogo. (foto: Gustavo Mansur / Webventure)

Direto de La Serena (Chile) – Começou com vitória brasileira a etapa sul-americana do Mundial de rali. No prólogo realizado em Los Andes, região central do Chile, o paulista José Hélio conquistou o primeiro lugar surpreendendo quem esperava um domínio dos pilotos oficiais da KTM. Surpresa também para os chilenos, que torciam por um bom começo de Carlo De Gavardo (ele ficou com a 11ª posição).

Foi um dia bom para os brasileiros em geral. Realizado em uma pequena estrada de terra, com três quilômetros nas montanhas ao redor de Los Andes, o prólogo oferecia um terreno muito familiar aos brasileiros. “É claro que o terreno é bem parecido com o que temos no Brasil e ajudou muito. Mas eu não ando de moto em competição desde o RN 1500 (em março deste ano), só estou treinando tem pouco mais de 15 dias, então é claro que eu estou feliz”, comentou Zé Hélio.

Outros brasileiros também tiveram destaque. Flávio “Iguana” conquistou o terceiro melhor tempo, Fabrício Bianchini, o quinto e Marcos Moraes ficou com o oitavo melhor tempo.

“Eu não vim aqui para passear, é claro. A gente sempre está com o espírito de competição pronto”, acrescentou Zé Hélio. A vitória dele e a boa participação dos demais pilotos acabaram trazendo destaque para o grupo. No parque fechado em Los Andes, após o prólogo, os brasileiros eram constantemente assediados pela imprensa chilena e argentina, assim como pelo público. Zé Hélio, Marcos, Fabrício e Flávio quase não conseguiam descansar, sempre tirando fotos e dando autógrafos.

“Agora vamos ver como vai ser daqui pra frente. É claro que as motos da KTM do Carlo e do Cyril estão bem superiores as nossas, não só pelo motor como também por todo o conjunto. Mas acho que dá para estar por perto”, brincou Zé Hélio.

KTM anda devagar – Para quem assistiu a passagem dos pilotos na trilha era clara a sensação que a dupla da KTM formada pelo francês Cyril Despres e pelo chileno Carlo De Gavardo optou por guardar a força para as especiais. “É importante sempre sair na frente, mas hoje não valia a pena correr risco algum”, explicou Cyril, que terminou o dia na 7ª posição.

Para Carlo De Gavardo, o rali começou mal. Tendo sido o primeiro a largar, acabou errando o traçado do prólogo e perdendo preciosos minutos. O chileno teve de se contentar com o 11º lugar na ordem de largada.

Prólogo – classificação das motos
1) José Hélio (Brasil) – 2min51
2) Francisco Ramdohr (Chile) – 2min52
3) Flávio Iguana (Brasil) – 2min52
4) Ruy Barbosa (Chile) – 2min55
5) Fabrício Bianchini (Brasil) – 2min55
8) Marcos Moraes (Brasil) – 3min05

Este texto foi escrito por: Gustavo Mansur*

Last modified: setembro 17, 2002

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure