Webventure

Juan Roma trocará a sua moto por um carro oficial da Mitsubishi


Juan Roma: de moto para carro no Dakar 2005 (foto: Divulgação/ Repsol)

Após nove edições disputando o rali Paris-Dakar em cima de uma moto, o piloto espanhol Juan “Nani” Roma anunciou hoje (07/10) que irá experimentar pilotar um carro na próxima edição do rali mais famoso do mundo. Atual campeão nas motos, Roma estará pilotando um dos carros da equipe oficial da Mitsubishi.

“No final do Dakar 2004 eu já estava pensando em correr de carro. Era uma idéia vaga, durante o ano acabei me concentrando em conseguir outras vitórias de moto. Mas em junho experimentei um carro de ponta e cheguei a conclusão que poderia ser competitivo”, comentou Roma.

Roma foi o primeiro espanhol a vencer o Dakar de moto. Nos carros sua intenção não é apenas participar da prova: ele avisa que vai entrar para disputar posições. Seu objetivo final é repetir o feito de Stephane Peterhansel e Hubert Auriol, os únicos até hoje a conquistarem o Dakar sobre duas e quatro rodas.

Equipe de ponta – Em seu primeiro Dakar pilotando o carro, Roma estará muito bem servido com um Mitsubishi Pajero Evo, carro de ponta da equipe nove vezes campeã do rali. O espanhol terá como companheiros de time o atual campeão Stephane Peterhansel, o japonês Hiroshi Masuoka (campeão em 2003), Luc Alphand e Andrea Mayer. A presença de Roma na equipe oficial Mitsubishi foi possível graças a um acordo entre a fábrica japonesa e seu patrocinador, a Repsol YPF.

Roma diz estar consciente do desafio: “Tudo é novo para mim, porém vou traçar uma meta com um só objetivo de ganhar um título entre os carros, o mais rápido possível”, afirmou o espanhol que chegou a receber convites também da Nissan e da Volkswagen.

Na equipe Repsol KTM a vaga aberta por Juan Roma será ocupada pelo veterano italiano Giovanni Sala, que junto com Isidre Esteve e Marc Coma já iniciaram os preparativos para o Dakar 2005 sob a direção técnica de Jordi Arcarons.

“Voltaremos para a edição 2005 com a mesma disposição do ano passado. Acredito que voltamos com condições ainda melhores porque toda a equipe acumulou muita experiência com as dificuldades do ano passado. Todos se conhecem bem e temos trabalhado juntos durante toda a temporada com um único objetivo que é vencer o Dakar novamente”, afirmou Jordi Arcarons, ex-piloto que dirige a equipe espanhola Repsol KTM.

Este texto foi escrito por: Redação Webventure