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Juca Bala e Luiz Mingione acertam os últimos detalhes antes da largada.

Redação Webventure/ Parceiros

Paris (França) – Os pilotos Juca Bala e Luiz Mingione, da Equipe BR Lubrax, tiveram hoje (sábado) o primeiro contato com as duas motos que vão usar na 24a edição do Rally Paris-Dakar, que começa dia 28 de dezembro, em Arras. A Honda Falcon Rally 400 de Juca e a Honda Tornado Rally 250 de Luiz foram preparadas numa concessionária da capital francesa e já estão prontas para a largada. “Fizemos os últimos acertos e checamos os equipamentos”, conta Juca Bala, que tentará o bicampeonato do Dakar na categoria motos Super Production até 400 cilindradas. Neste domingo os brasileiros farão um teste com as motocicletas andando pelas ruas de Paris e em uma pista de terra nos arredores da cidade.

Juca e Luiz chegaram a Paris no final da tarde desta sexta-feira junto com outro piloto da equipe, Klever Kolberg, e com o mecânico de motos, Helder Guimarães. Klever acompanhou o trabalho dos colegas e aguarda a chegada do navegador dele, o francês Pascal Larroque, que já está com o carro Mitsubishi Pajero Full do brasileiro. “O Pascal vai passar o natal com a família, no interior do país, e no dia 25 ele virá a Paris”, contou Kolberg, inscrito na categoria Super Production para carros a diesel.

Os integrantes da Equipe BR Lubrax se encontraram com André Azevedo, que viajara para a Europa no dia 15 de dezembro para dar início à preparação dos equipamentos. Hoje (sábado) ele se separou dos colegas e viajou para Madri, onde passará o natal com a filha Natália. Azevedo estará disputando a categoria caminhões com um caminhão Tatra ao lado dos checos Tomas Tomecek e Mira Martinec.

Toda a Equipe BR Lubrax voltará a se encontrar no dia 25 de dezembro e, na manhã seguinte, dia 26, os pilotos viajarão para Arras, local da largada da prova. Lá também serão feitas as verificações técnicas e administrativas do Paris-Dakar, quando os veículos serão vistoriados e os documentos dos competidores checados pela organização, entre eles os vistos de entrada da Mauritânia e do Senegal, dois dos países que serão atravessados pela caravana do rali.

Frio

O desafio para os pilotos de moto da Equipe BR Lubrax começou bem antes da chegada ao deserto do Saara, prevista para o dia 1 de janeiro de 2002. Antes de enfrentar as areias africanas, eles estão lutando contra um outro adversário: o frio. Na chegada a Paris, na sexta-feira à tarde, uma garoa fina e fria cobria a cidade e os termômetros marcavam três graus. Para encarar a baixa temperatura, muita roupa especial, gorros, tocas e meias grossas. Neste sábado, a temperatura subiu um pouco graças ao sol que apareceu tímido pela manhã, junto com um céu azul. Mas o inverno europeu não deve deixar a alegria durar muito tempo.

O Rally Paris-Dakar 2002 terá aproximadamente 10.000 quilômetros e vai passar por cinco países da Europa (França e Espanha) e África (Marrocos, Mauritânia e Senegal). Mais de 400 competidores, inscritos nas categorias carros, motos e caminhões, vão largar de Arras no próximo dia 28. A prova terminará dia 13 de janeiro em Dakar, capital do Senegal.

Este texto foi escrito por: Ricardo Ribeiro / Ana Carolina Vieira

Last modified: dezembro 24, 2001

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