O piloto Juca Bala, com uma Honda Falcon Rally, assumiu a liderança da categoria motos de até 400 cilindradas no Paris-Dakar 2001, nesta terça-feira, quando foi realizada uma etapa cronometrada de 35 quilômetros num circuito fechado na região montanhosa de Chateau Lastours, na França. A prova conta com cobertura on line do Webventure
Na classificação geral, entre todas as 132 motos que ainda estão competindo, o brasileiro aparece na 31 posição. Jean Azevedo, companheiro de Juca também com uma Falcon, está em quarto na categoria e 51 na geral.
Juca Bala completou o percurso em 41m59s, quase sete minutos atrás do vencedor da etapa especial, o francês Richard Sainct, bicampeão do Paris-Dakar (99 e 2000). Embora curta, Juca Bala afirmou que a especial em Lastours exigiu atenção redobrada dos pilotos. “O chão estava úmido e liso. E também havia muita pedra. Pilotei com o máximo de atenção porque um tombo num lugar como este pode danificar bastante a moto”, contou o piloto.
Pedras e piso escorregadio não foram os únicos obstáculos enfrentados peloscompetidores de motos do Dakar. Com a largada foi dada às 8h50 (5h50 horário de Brasília), a pista estava coberta por neblina e exigiu cautela dos pilotos. “Tivemos que correr sem os óculos porque ficava todo embaçado e assim não enxergávamos nada”, explicou Juca.
No entanto, o céu azul e frio menos intenso deixaram os pilotos de motos mais aliviados. “A especial exigiu cuidado, mas hoje terça-feira) está mais fácil que ontem, quando pegamos chuva praticamente o tempo todo, desde a largada de Paris, na madrugada do dia 1 de janeiro. Conforme descemos em direção à Espanha, o frio vai diminuindo”, afirmou Jean Azevedo. “Não vejo a hora de chegar
na África para tirar toda essa roupa pesada”, espera Juca Bala.
Após a prova, os concorrentes seguiram para Castellon-Costa Azahar, na Espanha, em um trajeto de mais 520 quilômetros de deslocamento (sem tomada de tempo).
André Azevedo, 41, e Klever Kolberg, 38, são pilotos da equipe BR Lubrax e participam do rali Paris-Dakar há 13 anos. A equipe BR Lubrax conta com o patrocínio de Petrobras, Mitsubishi Motors do Brasil e Pirelli, e o apoio de Nortel Networks, Carwin Acessórios, Eletronet, Controlsat Monitoramento Via Satélite, Moto Honda da Amazônia, Assohonda, Musashi, Mitsubishi Brabus, Planac Informática, IBM Brasil, Nera Telecomunicações, Telenor, Dakar Promoções, Kaerre, Capacetes Bieffe, Lico Motorsports e Vista Criações Gráficas e do Webventure.
Este texto foi escrito por: Ricardo Ribeiro