Juca Bala andou forte e venceu a 1ª nesta edição. (foto: Donizetti Castilho/ www.webventure.com.br)
Nem Tiago Fantozzi, nem Jean Azevedo. O brasileiro que salvou a pátria no sexto dia do Rally dos Sertões entre as motos foi Juca Bala, vencedor da especial de hoje entre Barra e Seabra, ambas na Bahia. O bicampeão dos Sertões faturou a primeira vitória na atual edição depois de percorrer os 152 quilômetros cronometrados em 1h50min27, segundo os resultados extra-oficiais.
Em razão da quebra da clavícula, sofrida ontem, Fantozzi nem pôde largar nesta terça-feira. Já Jean Azevedo sofreu com o terreno duro, que alternou planícies com alta velocidade e serras travadas, e acabou apenas em quinto lugar (a 7min41). “Hoje deu tudo errado. Perdi o banco da moto e os equipamentos de navegação não funcionaram”, reclamou Jean.
Além da surpresa com a vitória, a especial reservou outras novidades na segunda e terceira colocações, com o chileno Francisco Lopez (a 1min04 de Juca) e Zé Hélio (a 3min28), respectivamente. Foi a melhor posição do trio desde a largada.
Administrando – Eles foram beneficiados pela mudança de estratégia do francês Cyril Despres. O líder isolado do Sertões resolveu poupar equipamento e fez somente o sexto melhor tempo do dia, 7min55 atrás do primeiro colocado. “Pilotei mais devagar, porque preciso cuidar da moto e do meu braço”, reconheceu Despres, que desde o início do ano reclama de dores no braço, em razão de um acidente.
“A trilha tinha muitas pedras e erosões. Por isso, me poupei, para chegar bem no final do rali”, acrescentou Despres, que resolveu diminuir o ritmo justamente após Fantozzi, até então vice-líder, deixar o Sertões.
O francês David Castou, que fechou o percurso em quarto lugar, é o novo segundo colocado na classificação geral. Ele gostou do que vivenciou hoje. “Foi um dia bom, e a dificuldade maior era a poeira e a trilha, bastante técnica”, justificou.
No total, 68 motos largaram na manhã desta terça-feira, contando os quadriciclos. Esta categoria foi vencida por Carlo Collet, com o tempo de 2h15min30. Marcos Jotta ficou em segundo, 5min27 mais lento. Alfonso Leal acabou em terceiro, a 50min37 de Collet.
Passadas seis etapas, Despres lidera o Sertões com o tempo total de 19h22min01, seguido por Castou (a 12min02), Jean Azevedo (a 24min52) e Juca Bala (a 39min53).
Resultados da 6ª etapa nas motos
1) Juca Bala (BRA) – 1h50min27
2) Francisco Lopez (CHI) – a 1min04
3) Zé Hélio (BRA) – a 3min28
4) David Castou (FRA) – a 5min08
5) Jean Azevedo (BRA) – a 7min41
6) Cyril Despres (FRA) – a 7min55
Classificação geral após a sexta etapa
1) Cyril Despres (FRA) – 19h22min01
2) David Castou (FRA) – a 12min02
3) Jean Azevedo (BRA) – a 24min52
4) Juca Bala (BRA) – a 39min53
5) Zé Hélio (BRA) – a 50min08
Este texto foi escrito por: Webventure