Foto: Pixabay

Juca e Mingione vencem em suas categorias

Redação Webventure/ Offroad

Juca chega ao acampamento ao fim da etapa no Marrocos. (foto: Ricardo Ribeiro)
Juca chega ao acampamento ao fim da etapa no Marrocos. (foto: Ricardo Ribeiro)

Ouarzazate (Marrocos) – Os brasileiros Juca Bala e Luiz Mingione, da Equipe BR Lubrax, venceram a etapa de hoje (02/01) do Dakar 2002 nas respectivas categorias: Super Production até 400 cilindradas e Super Production até 250, respectivamente. Juca chegou a cair numa passagem por duna nesta que foi a etapa mais longa até agora no rali.

O trecho, disputado entre Er Rachidia e Ouarzazate, no Marrocos, teve 338 km cronometrados. Juca precisou de pouco mais de cinco horas para completá-lo. No geral, chegou na 45ª posição. Mingione foi o 109º.

O carioca Armando Pires, da Equipe Drakkar Normandia, ficou em 59º no geral e ocupa o décimo lugar na categoria Production para motos com mais de 400 cilindradas ao guidão de uma KTM 660. “Estou andando bem, e não sinto ainda muito cansaço. Como meu objetivo é completar a prova, venho procurando não acelerar muito”, comentou o piloto, por telefone.

Susto para Juca – Os competidores enfrentaram vários tipos de terreno com dunas, inclusive a famosa Chebbi Erg, em Merzouga, a mais alta do país. Mas não foi só areia que exigiu a concentração dos pilotos. No trajeto havia ainda muita pedra, salto e pista de alta velocidade.

“Peguei muita poeira e levei um tombo na duna quando a moto capotou em cima de mim. Fiquei cerca de dois minutos preso debaixo da moto. A minha sorte é que um outro competidor, que vinha atrás, me ajudou a levantar. Neste período ficou vazando caindo gasolina no meu pescoço”, contou Juca Bala, atual campeão do Dakar na categoria.

A má notícia para o Brasil foi o acidente do paranaense Marcelo Quelho, da equipe CDI Competições. Ele sofreu uma queda depois de correr 250 quilômetros na etapa e quebrou a clavícula. Quelho formou a equipe com Luiz Azevedo e ambos disputam o Paris-Dakar pela primeira vez com Honda XR 400.

Luiz é primo de André Azevedo, piloto de caminhão da Equipe BR Lubrax, concluiu a etapa na 142ª posição no geral, provavelmente tendo parado por um tempo para prestar assistência a Quelho.

Briga pelo título na geral – A geral de Motos teve dobradinha espanhola nas primeiras colocações. Jordi Arcarons foi o mais rápido, seguindo por Nani Roma, que recuperou a liderança na classificação acumulada. Ele desbancou o finlandês Kari Tianen, que hoje chegou em terceiro. A diferença entre os dois na soma dos tempos é de 1min28.

Em quarto lugar na briga pelo título aparece o sul-africano Alfie Cox, seguido pelo atual campeão Fabrizio Meoni. Cox terminou a etapa de hoje em quinto lugar e Meoni, em quarto. O chileno De Gavardo fez o sexto melhor tempo e esta é a sua posição na classificação geral de Motos. Todos os pilotos citados acima são da KTM, que domina o Dakar na categoria.

Com informações de Ricardo Ribeiro, direto de Ouarzazate, no Marrocos.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: janeiro 2, 2002

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure