Webventure

Juliano Moro quer se profissionalizar e sonha com EUA


Juliano Moro (foto: )

Cascavel Depois de quatro meses sem pilotar um carro de corrida, Juliano Moro, campeão da Fórmula-3 em 2001, voltou mostrando muita competência na mais tradicional categoria continental. O piloto de 25 anos fez o segundo tempo nos dois treinos classificatórios da F-3 e larga atrás de Nelsinho Piquet, campeão antecipado da temporada de 2002. Neste ano Juliano teve uma curta passagem pela Fórmula-3000 Européia. De volta ao Brasil, ele tem como principal objetivo viver do automobilismo e sonha com os Estados Unidos ou mesmo com a Stock Car brasileira.

* – Como foi sua passagem pela F-3.000 Européia ?
JULIANO Na verdade, a IRS Racing, minha equipe na Europa, não era horrível. Eles também estavam no primeiro ano deles na F-3.000 e todos os mecânicos vinham de carros de turismo. Somado a isso, tive pouco tempo de treinamento e vários problemas mecânicos. Fora tantos que nem conseguiria enumerar. Também não tinha treinos e não conhecia as pistas. Junto com isso tudo, tinha a minha ansiedade de conseguir resultados para completar o patrocínio que precisava.

* – O que você fez depois que retornou da Europa ?
JULIANO A última vez que guiei um carro de corrida foi em junho ou julho. Fiquei parado trabalhando na empresa do meu pai em Porto alegre. Mas não me descuidei da parte física e hoje estou melhor até do que no final de 2001. Nem de kart andei !

* – Como avalia seu retorno à Fórmula-3 Sul-Americana ?
JULIANO O maior problema que enfrentei foi a adaptação aos pneus Pirelli, que são bem mais rápidos do que os Bridgestone que a gente usava no ano passado. A tocada com os Pirelli tem de ser diferente. Peguei a mão do carro, mas ainda estou sem ritmo. Sei que posso render bem mais. No ano passado a equipe era boa mas faltava entrosamento. No final já sabia o que fazer no carro . Todos me entendiam e eu entendia o que eles diziam.

* – Quais seus planos para 2003 ?
JULIANO Quero ir para os Estados Unidos, pois meu objetivo é me tornar um profissional do automobilismo e viver disso. Não gosto de ficar sentado atrás de uma mesa mexendo com papéis. Detesto papéis ! Quero fazer IRL (Indy Racing League) Infinity Pro Series ou outra categoria. Quem sabe não consiga uma vaga para correr na Stock Car. Esta é minha última opção, pois gosto mesmo de monoposto.

A Fórmula-3 Sul-Americana tem organização da Vicar Promoções e supervisão da Confederação Sul-Americana de Automobilismo. Os patrocínios são da AutoTrac, CEB e Pirelli.

Este texto foi escrito por: Milton Alves