Webventure

Julio Fiadi encara seu grande desafio no Pólo Sul com um trenó high-tech


Assim será o trenó em que Julio dormirá nos 60 dias de expedição. (foto: Divulgação)

O empresário e moderno expedicionário Julio Fiadi, primeiro brasileiro a pisar nos dois pólos da Terra, se prepara para um dos maiores desafios que já enfrentou, chamado de Pólo Sul Solo. Ele pretende caminhar sozinho por mais de 1.200 quilômetros, do litoral da Antártica ao Pólo Sul geográfico, durante 60 dias.

Sua companhia? Um trenó, que transportará tudo o que ele necessitar para suportar dois meses sobre a calota polar. As caminhadas devem durar cerca de dez horas por dia, resultando na perda diária de 10 mil calorias. Como não contará com cães ou motores para puxar o trenó, Julio teve de reduzir o máximo que pôde do peso. Ele ao menos conseguiu um trenó com conceito inovador, baseado em suas experiências nos dois pólos da Terra.

Tudo para encarar a Antártica, continente mais isolado, alto, frio e ventoso do planeta. Para se ter uma idéia, o Pólo Sul geográfico está situado a mais de quatro mil quilômetros da cidade mais próxima e está a três mil metros de altitude.

As temperaturas médias são de 50º abaixo de zero, há o maior deserto terrestre e não existe ser vivo. O acesso também é dos mais remotos. Para resistir ao frio enquanto dorme e abrigar os alimentos, combustíveis e equipamentos, Julio contará com um casulo rígido e extremamente leve, feito com kevlar, fibra de carbono e divynicell.

Mais modernidade – O empresário terá painéis solares fixos na capota do trenó, que fornecerão energia limpa para uma pequena bateria, a fim de possibilitar que ele mantenha contato via satélite. Desta maneira, a cada meia hora o satélite conseguirá indicar sua posição exata.

Para saber mais sobre a expedição, acesse o site da expedição Pólo Sul Solo. Veja o vídeo do trenó acessando aqui.

Este texto foi escrito por: Webventure