O jipe Troller T5 na especial do primeiro dia; chuva atrapalhou mas a dupla brasileira teve bom desempenho. (foto: Divulgação)
A atual dupla campeã do Rally Paris-Dakar, a alemã Jutta Kleinschmidt e seu compatriota Andreas Schulz (Mitsubishi/T2.2), foi a vencedora do Baja Itália, válido pela segunda etapa do mundial de rali cross-country, que aconteceu neste fim de semana, nas proximidades de Pordenone, a 80 km de Veneza.
Jutta venceu nos dois dias, enquanto o buggy do bicampeão do Paris-Dakar (1999 / 2000), Jean Louis Schlesser, principal concorrente de Jutta, abandonou logo na primeira especial do rali por causa da instabilidade do veículo 4 x 2. A segunda colocação ficou com Marcy e Cottret (Toyota), seguidos de Martins e Morais (Nissan).
Brasil – Já a dupla da equipe Troller, Reinaldo Varela e Alberto Fadigatti, terminou o Baja da Itália na 19ª colocação na geral e em quarto na categoria T3.3 (carros com preparação livre, tração 4x4x a diesel).
No primeiro dia, quando a chuva castigou o percurso, a dupla brasileira teve um bom desempenho, terminando em 11º na geral e terceiro na categoria, depois de largar na 32ª posição entre os 48 veículos inscritos. “O carro se comportou bem. Nossa maior dificuldade foi a chuva, pois o terreno ficou tomado de enormes poças dágua e não tínhamos referência nenhuma. No meio da especial tivemos problemas com o freio traseiro, que começou a travar e dificultou um pouco. Mas, mesmo assim tivemos um bom resultado”, comentou o piloto Varela.
Porém, no segundo dia, faltando 30 km para o término da segunda especial (trecho cronometrado), a barra de direção do Troller quebrou e a dupla perdeu posições importantes. Ao final, Reinaldo Varela e Alberto Fadigatti ficaram satisfeitos com o rendimento do jipe e com os pontos ganhos.
“Perdemos tempo para improvisar um conserto e conseguimos chegar ao final da especial, levando o carro bem devagar. No apoio, fizemos o conserto e fomos para a última especial sem problemas. Só que largamos em último lugar, nossa posição de chegada da especial 2. Mesmo assim, conseguimos um ótimo resultado, considerando as condições e estamos saindo da Itália com importantes pontos para o campeonato”, explicou o navegador Fadigatti.
Com o resultado, a dupla somou mais seis pontosna classificação após duas etapas, mantendo a vice-liderança da categoria. A próxima prova do mundial de rali cross-coutry é o Rally da Tunísia, marcado entre os dias 30 de março e 09 de abril. A equipe Troller conta com apoio da Artfix, AVM, Lico Motorsports, MWM Motores e VDO.
Veja abaixo a classificação final do Baja Itália e da categoria T3.3:
Classificação Geral Final
1) Kleinschmidt/ Schulz (5h25m47);
2) Marcy/ Cottret (5h39m11);
3) Martins/ Moraes (5h49m07)
Classificação final categoria T3.3
1) Marcy/ Cottret (5h39m11);
2) Vanni/ Albiero (6h21m21);
3) Mejznar/ Mihalicek (6h43m35);
4) Varela/ Fadigatti (7h01m42)
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: março 19, 2001