Foto: Pixabay

Kabirov leva vitória na especial e o título do Dakar 2009 na categoria caminhões

Redação Webventure/ Offroad

Kabirov leva seu primeiro título no Dakar (foto: André Chaco/ www.webventure.com.br)
Kabirov leva seu primeiro título no Dakar (foto: André Chaco/ www.webventure.com.br)

Após uma confusão no sistema de resultados, os russos Firdaus Kabirov/ Aydar Belyaev/ Andrey Mokeev vencem a última etapa, entre Córdoba e Buenos Aires e garantem o segundo título na competição (o piloto venceu a edição de 2005). Mas a disputa nos não foi tão fácil nos 227 quilômetros de especial e, com apenas 39 segundos de vantagem, o trio venceu com o tempo de 1h49min56.

A segunda colocação, com 1h50min35, ficou para o trio comandado por Vladimir Chagin. Com o resultado, o garantiu o vice-campeonato e não iguala o recorde do checo Karel Loprais, hexacampeão do Dakar.

Franz Echter/ Detlef Ruf/ Artur Klein conquistaram a terceira colocação na etapa com 1h51min23. O trio chegou a liderar a prova em uma parcial e seguiu na cola dos primeiros colocados. Os alemães, pela terceira vez, repetiram o terceiro melhor tempo no dia.

Geral – Com o primeiro título em mãos, Kabirov travou uma disputa acirrada, etapa a etapa, com Gerard De Rooy e Vladimir Chagin. A diferença na classificação geral também foi apertada.

Com 49h34min46, o trio russo de Kabirov abriu uma diferença de 3min39 para os segundos colocados, comandados por Chagin. O holandês De Rooy, totalizando 50h34min42 foi o líder geral durante quatro etapas e acabou mantendo o terceiro lugar desde o sexto dia de disputas.

Este texto foi escrito por: Redação Webventure

Last modified: janeiro 17, 2009

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure