Kenny Brack venceu neste sábado (19/05) o GP do Japão, quarta etapa da
temporada 2001 da Fórmula Mundial, realizada no circuito oval de Motegi. Brack, que largou em sexto, fez uma grande corrida e contou com a excelente estratégia da equipe Rahal para conquistar sua primeira vitória na categoria.
A bandeira amarela nas voltas finais, em razão do acidente com Nicolas Minassian, livrou o sueco dos ataques do brasileiro Hélio Castroneves, que chegou em segundo, e de uma possível pane seca,
já que o piloto vinha economizando ao máximo cada gota de metanol.
Tony Kanaan não teve tanta sorte. Estava em segundo, com um carro muito rápido, e dava pinta de que iria brigar pela vitória, quando foi
obrigado a fazer uma rápida parada para reabastecimento no final da
prova e chegou em terceiro lugar.
Sendo assim, a Mo Nunn Racing conquistou seu primeiro pódio na categoria. A equipe também teve Alex Zanardi terminando a prova em sétimo lugar. “Mas nosso objetivo era dar uma vitória para a Honda aqui neste circuito”, lamentou Kanaan, lembrando que o Twin Ring Motegi é um autódromo de propriedade da fabricante japonesa de motores.
Outros brasileiros – Christian Fittipaldi teve motivos para comemorar no Japão. Depois de chegar em quinto na pista de Nazareth, Fittipaldi largou em 14º lugar e soube se aproveitar de uma boa estratégia de pit-stops para terminar na quarta colocação, seu melhor resultado nesta temporada.
Seu companheiro de equipe, em compensação, era um dos mais decepcionados do paddock após a corrida. Cristiano da Matta perdeu a liderança do campeonato depois de abandonar a prova ainda na primeira volta. Bruno Junqueira rodou e Cristiano teve que frear para escapar da confusão. Acabou levando um toque por trás, rodou também, acertou em cheio a suspensão dianteira direita de Junqueira e bateu no muro. Sua situação na tabela de classificação só não está ruim porque o canadense Paul Tracy também abandonou e permanece a seu lado, com os mesmos 40 pontos.
Roberto Moreno fez uma grande prova de recuperação e chegou em 10º
lugar. Maurício Gugelmin foi o 12o colocado. Gil de Ferran abandonou no final da corrida, quando ocupava a terceira posição. “Eu estava
satisfeito com o terceiro lugar, era um bom resultado para o campeonato, mas aí avisei pelo rádio que tinha problemas com o turbo, o motor começou a falhar e fui obrigado a abandonar. Foi um fim de semana ruim”, resumiu.
No treino de classificação, Gil de Ferran foi punido por excesso de velocidade nos boxes, acabou perdendo uma de suas voltas rápidas e demonstrou sua ira atirando uma garrafa de água no chão.
A próxima etapa da temporada 2001 da Fórmula Mundial será realizada no
circuito oval de Milwaukee, nos Estados Unidos, dia 3 de junho.
Resultado Final em Motegi:
1) Kenny Brack
2) Hélio Castroneves
3) Tony Kanaan
4) Christian Fittipaldi
5) Jimmy Vasser
6) Max Papis
7) Alex Zanardi
8) Shinji Nakano
9) Scott Dixon
10) Roberto Moreno
11) Michel Jourdain Jr.
12) Maurício Gugelmin
Classificação atual do campeonato:
1) Kenny Brack – 49 pontos
2) Hélio Castroneves – 47
3) Jimmy Vasser – 40
3) Cristiano da Matta – 40
3) Paul Tracy – 40
6) Gil de Ferran – 30
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: maio 21, 2001