Klever vai largar na frente no Baja das Neves. (foto: Marcelo Krings / Webventure)
São Joaquim (SC) – Klever Kolberg e Lourival Roldan vão largar na frente neste Baja Santa Catarina. A prova, que é a segunda etapa do Brasileiro de rali cross-country e da Copa Baja para os carros e caminhões, pode ser a recuperação da dupla da Petrobras Lubrax. Na etapa anterior, o Rally Terra Brasil (do Rio de Janeiro à Bahia), eles ficaram entre os últimos. Quem sabe o frio não traga mais sorte…
Parece que está tudo certo com o carro, comentou Klever sobre a Mitsubishi L200 Diesel que ele pilota desde a etapa passada, quando teve problemas mecânicos. Vai ser uma prova de um dia só, então tem que dar tudo certo. Sobre o prólogo, apesar de garantir o melhor tempo, Klever disse que foi difícil manter uma constância na pilotagem. A cada hora foi um tipo de terreno, começou com pedra molhada, depois virou estrada de chão duro, daí sinuoso com pedra, barro… Quando começava a me acostumar, mudava tudo.
Kolberg conseguiu o melhor tempo mesmo tendo sido um dos que receberam três segundos de penalização por cortarem parte do trajeto numa curva. Entre os 10 primeiros do prólogo, sete incluíram em seus tempos a penalização.
Atual campeão brasileiro e terceiro colocado na etapa anterior, Édio Füchter não foi prejudicado. Mas também tinha críticas a fazer: não sei por que fazer um prólogo num terreno que, provavelmente, será completamente diferente do que vamos encontrar na competição amanhã, quando as estradas devem ser prioridade. O piloto catarinense tem novidades na S10: uma nova suspensão traseira, semelhante à nova S10 que continuará sendo testada por Riamburgo Ximenes. Com ela, o piloto cearense fez o segundo melhor tempo.
Quem já começa com problemas no carro é Fernando Moretti, vice-campeão do Terra Brasil. Vai ser difícil um bom resultado aqui. O carro não estava pegando, foi complicado até tirar do caminhão onde ele viajou para cá, conta o piloto. Cumprimos o prólogo, mas acho que não ficamos nem entre os 20. Mas o resultado foi um pouco melhor que o esperado: décimo oitavo tempo.
Nos caminhões três participam deste baja o mais rápido foi Luciano da Cunha.
Neste domingo, serão cinco especiais e 300 km no total em único dia de competição.
Os 10 mais rápidos:
1)Klever Kolberg / Lourival Roldan
2)Riamburgo Ximenes / Rogério Almeida
3)Reinaldo Varela / Edgar Fabre
4)Ulysses Bertholdo / Alberto Zoffmann
5)Édio Füchter / Milton Pereira
6)Nelson Freire / Norton Lopes
7)Guilherme Spinelli / Andrey Valério
8)Artur Polis / Josemar Ferro
9)Luis Carlos Machado / Fausto Dallare
10) Fábio Cosi / Gustavo Bustamente
Este texto foi escrito por: Luciana de Oliveira