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Klever Kolberg espera etapa “demolidora” em Minas Gerais

Santa Luzia (MG) As chuvas dos últimos quatro dias na região da cidade de Santa Luzia, a 30 quilômetros de Belo Horizonte, vão exigir que pilotos de carros, motos e quadriciclos testem a habilidade durante a sétima etapa da Copa Baja de rali Cross Country (Rally do Café) nesta sexta-feira. “Pilotar no barro já é crítico. Na montanha, é mais crítico ainda”, prevê Klever Kolberg, da Equipe BR Lubrax, líder da competição na categoria carros TT2 com um Mitsubishi Pajero Evolution.

“Numa descida em alta velocidade, por exemplo, é muito difícil frear na lama. A etapa tem tudo para se tornar demolidora e perigosa”, afirma ele, que terá Lourival Roldan como navegador. A largada da prova será nesta sexta-feira, a partir das 8 horas, na Fazenda Boa Esperança, e o trecho terá 296 quilômetros no total, sendo 220 cronometrados, voltando para Santa Luzia. No sábado, a etapa será entre Santa Luzia e São Sebastião do Paraíso, com 440 quilômetros (160 cronometrados).

O barro não exige apenas perícia dos pilotos. Os veículos da prova também precisam de cuidados especiais. Klever Kolberg, por exemplo, fez algumas modificações no veículo. “Tivemos que colocar pneus Pirelli Scorpion Mud especiais para correr na lama. Os gomos são mais espaçosos, o que facilita a saída do barro”, explica o piloto, que está comemorando 15 anos de participações consecutivas no Rally Paris-Dakar, a maior e mais perigosa prova off road do mundo. “Além da troca dos pneus, o ideal seria ainda ‘amolecer’ a suspensão para que o carro ‘copie’ mais o terreno. Mas o meu Pajero Evolution é praticamente original e não temos esse recurso”, disse Klever.

Motos
Juca Bala, companheiro de Kolberg na Equipe BR Lubrax, também acredita que as chuvas podem ser um complicador na etapa desta sexta-feira, já que provocam erosões e poças na estrada e nas trilhas. “Você nunca sabe o que tem debaixo de uma poça d’água e a lama deixa o circuito escorregadio. Se não tiver cuidado, você pode tomar tombo de bobeira”.

Juca Bala é líder na Copa Baja na categoria motos Super Production e pode conquistar mais um título neste final de semana com uma Honda Falcon Rally 400. Aliás, títulos não faltaram para o currículo de Juca em 2001. Logo no início do ano, em janeiro, ele foi campeão do Rally Paris-Dakar com uma Honda Falcon Rally na categoria Super Production para motos até 400 cilindradas. Depois, em julho, também foi campeão do Rally dos Sertões na mesma categoria, a Super Production, com uma Honda XR 650 cilindradas, e vice na classificação geral.

E os excelentes resultados não param por aí. No dia 13 de outubro, ele conquistou o título de campeão brasileiro de Rally Cross Country por antecipação. “Agora só está faltando a Copa Baja para fechar o ano com chave de ouro e abrir caminho para conquistar o bicampeonato no Dakar, em janeiro de 2002”, espera Juca Bala.

Juca Bala correrá em Minas com a Honda Falcon Rally

Santa Luzia (MG) Juca Bala correrá a Copa Baja em Minas Gerais, neste final de semana, com uma Honda Falcon Rally, mesmo modelo usado por ele para vencer o Rally Paris-Dakar 2001, em janeiro, na categoria motos Super Production. É a primeira vez que o piloto usará o equipamento numa competição no país e a estratégia da Equipe BR Lubrax é o treinamento para o próximo Dakar. “A expectativa para o Rally do Café é grande porque fiz o Rally dos Sertões e o Campeonato Brasileiro de Cross Country com a Honda XR 650”, disse Juca Bala.

Segundo ele, competir com a mesma moto que usará no Dakar novamente é importante para se adaptar ainda mais com a Honda Falcon Rally. “Uma das dificuldades no Dakar é se acostumar com o peso da moto, que recebe um tanque maior, além de outro reserva instalado na parte traseira. No deserto, precisamos ter grande autonomia”, compara Juca.

A próxima edição do Rally Paris-Dakar começa dia 28 de dezembro, em Arras, na França. A prova terá cerca de 10.000 quilômetros e vai atravessar, além da França, a Espanha, Marrocos, Mauritânia e Senegal. A competição terminará dia 13 de janeiro de 2002 em Dakar. A Equipe BR Lubrax é a única do mundo que disputará as três categorias: carros, motos e caminhões.

A Equipe BR Lubrax no Paris-Dakar 2002:

Motos Super Production: Juca Bala (Honda Falcon Rally 400) e Luiz Mingione (Honda Tornado Rally 250)

Carros Super Production: Klever Kolberg e o francês Pascal Larroque (Mitsubishi Pajero Full)

Caminhões: André Azevedo os checos Tomas Tomecek e Mira Martinec (Tatra)

A Equipe BR Lubrax tem patrocínio da Petrobras, BR Distribuidora, Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e Eletronet, e apoio das Concessionárias Honda, VAZ Sprockets Chains, Carwin Acessórios, Controlsat Monitoramento Via Satélite, Iveco, Minoica Global Logistics, Mitsubishi Brabus, Planac Informática, Nera Telecomunicações, Telenor, Dakar Promoções, Kaerre, Capacetes Bieffe, Lico Motorsports, Vista Criações Gráficas e Webventure.

Assessoria de Imprensa Equipe BR Lubrax
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Este texto foi escrito por: Ricardo Ribeiro